SAÚDE DO HOMEM

Câncer de próstata foi tema de palestra que reforçou Campanha Novembro Azul

Ações buscam conscientizar público masculino a não negligenciar a própria saúde e a fazer exames preventivos

quinta-feira, 25 Novembro, 2021 - 18:30
Em tela, laço branco em fundo azul, com os dizeres Novembro Azul. Ao fundo, imagem de homens que participam da palestra

Foto: Abraão Bruck/CMBH

“Dois terços  dos homens nunca foram ao urologista”. A informação foi dada pelo médico Alex Santos, membro titular da Sociedade de Urologia, que palestrou, nesta quinta-feira (25/11), no Plenário Helvécio Arantes, para vereadores e assessores da Câmara Municipal. A palestra Novembro Azul: quebrando o preconceito foi transmitida ao vivo pelo portal da Câmara e pelo Youtube. A atividade integra a Campanha Novembro Azul e faz parte das ações desenvolvidas pela Câmara Municipal para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

Wilsinho da Tabu (PP) enfatizou a importância de destacar o mês de novembro como mês de prevenção e informou que o tema teve grande aceitação entre os funcionários da Casa, que encaminharam mais de 30 perguntas para o urologista. 

Segundo o especialista, a negligência com a própria saúde é um dos fatores que fazem com que os homens vivam em média sete anos a menos que as mulheres. Alex Santos explicou que, além de avaliar as diversas doenças da próstata, o urologista deve aproveitar a consulta para investigar outras patologias. “Depois de problemas vasculares, como AVC e infarto, os cânceres de pulmão, próstata e intestino são as causas mais frequentes para óbitos no sexo masculino”, afirmou. 

Em sua apresentação, o urologista abordou causas, sintomas, exames para fechar um diagnóstico e tratamento do câncer de próstata - que pode causar impotência -, além do preconceito com o exame. Ele destacou que a doença, relacionada ao avanço da idade, também pode ocorrer por fatores como hereditariedade, etnia, alimentação, obesidade, síndromes metabólicas e até mesmo a incidência do sol. 

De acordo com o médico, em seu estágio inicial, o câncer de próstata não tem sintomas claros, mas pode ocorrer uma demora para iniciar ou até uma dificuldade para urinar; bem como presença de sangue na urina ou dor óssea. “Os sintomas, quando se apresentam, se confundem com os sintomas de outras doenças. Por isso é preciso atentar para os exames de prevenção e detecção precoce do problema”, disse. 

Ao afirmar que 20% dos homens não apresentam alterações nos exames de PSA  (Antigénio Específico da Próstata - enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata), o médico explicou que o exame de toque é fundamental para fechar o diagnóstico. “Havendo alteração no tamanho da próstata é necessário fazer uma biópsia para identificar o problema”.

Cláudio do Mundo Novo (PSD)  assegurou que faz os exames regularmente e quis saber como prevenir. Já José Ferreira (PP) quis saber como chegar aos 70 ou 80 anos bem. Segundo o médico, não há remédios que possam prevenir, mas um estilo de vida saudável pode ajudar.  

Superintendência de Comunicação Social

Palestra Novembro Azul: Quebrando o Preconceito