TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Aprovados estudo de trânsito no Buritis e pedido de informação sobre Via 710

Acidente motivou pedido de estudo. Desvio provisório da saída do Bairro São Paulo até trevo do Primeiro de Maio ficou permanente 

quinta-feira, 6 Maio, 2021 - 17:15

Foto: Reprodução site Abraão Bruck/CMBH

A aprovação de estudo de comunicação viária no Bairro Buritis e de um pedido de informação sobre o desvio da saída do Bairro São Paulo indo até o trevo do Bairro Primeiro de Maio, na Via 710, foram os destaques da reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nessa quinta-feira (6/5). Foi registrado convite, feito pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, para audiência pública para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2022, a ser realizada no dia 26 de maio, às 10h, no Plenário Amynthas de Barros. 

O pedido de estudo de comunicação viária do Buritis, para levantamento de informações e apresentação de soluções que visem garantir a melhoria do tráfego e a segurança dos motoristas e pedestres, em especial na região da Rua Rubens Caporali Ribeiro, foi solicitado por Braulio Lara (Novo). O vereador justificou a solicitação tendo em vista um acidente ocorrido no dia 24 de abril desse ano, que teve como consequência a morte de um motorista, com risco iminente de outras vidas e grande dano patrimonial. 

“Fomos surpreendidos por este acidente terrível. Um caminhão perdeu os freios e colidiu em uma loja que estava fechada. O motorista infelizmente morreu e não houve mais vítimas”, contou. Wesley (Pros) também comentou o incidente. “O acidente assustou a todos com aquela velocidade. Poderia ter havido um número muito grande de vítimas fatais naquela situação”, disse. 

Lara explicou que outros caminhões já se descontrolaram na região, que tem grande declividade. Nesse contexto, é necessário sinalizar o bairro, delimitando regiões de trânsito local e apresentando soluções viárias para a rua em questão, que é bastante íngreme, em especial na parte entre a Rua Moisés Kalil e Avenida José de Oliveira Vaz. “Estou cumprindo minha função parlamentar, buscando soluções para esse problema”, concluiu. O estudo foi aprovado, e Braulio Lara eleito seu relator. 

Via 710

Um pedido de informação sobre a Via 710 também foi aprovado na reunião. Feita por Gabriel (Patri) ao prefeito Alexandre Kalil, a solicitação visa obter dados sobre o desvio da saída do Bairro São Paulo indo até o trevo do Primeiro de Maio, que era provisório e se tornou definitivo. A justificativa do pedido tem perguntas sobre a existência de novos projetos de intervenção na área e sobre a situação do trânsito antes e depois da implementação do desvio. Ela também inclui a solicitação de projeto de tráfego que demonstre as razões em tornar o desvio definitivo e o questionamento sobre estudo para a construção de uma saída do Bairro São Paulo via Rua Padre José Alves para a Avenida Cristiano Machado, em direção ao Centro.

Braulio Lara relacionou este pedido a um outro, aprovado na reunião anterior, em que Wilsinho da Tabu (PP) solicitou informações ao prefeito sobre a conclusão das obras da Via 710, seu cronograma físico/financeiro e dados da empresa responsável pela execução da mesma. 

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias

Como objetivo de discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2022, assegurando a participação da sociedade, a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas convidou a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário para audiência pública prevista para o dia 26 de maio, às 10h, no no Plenário Amynthas de Barros.  Braulio Lara comentou ser esta uma reunião muito importante.  “Estaremos presentes para ordenar da melhor forma a perspectiva orçamentária do ano que vem em diante”, disse. 

Estiveram presentes na reunião remota os seguintes membros efetivos da comissão: Wesley, Braulio Lara e Henrique Braga (PSDB).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

10ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário