ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Presidência alternada por Helinho da Farmácia, Wilsinho da Tabu e Iza Lourença

Dois vereadores se revezarão na vice-presidência; Helinho da Farmácia será o representante do grupo na Comissão de Participação Popular

segunda-feira, 8 Fevereiro, 2021 - 15:45
Vereadores  no plenário Camil Caram

Foto: William Delfino/CMBH

Seguindo o exemplo de outros grupos, a Comissão de Administração Pública vai alternar nomes nos cargos de presidente e vice nos próximos dois anos. Após votação ocorrida em reunião extraordinária nesta segunda-feira (8/2), três vereadores vão ocupar a presidência: pela ordem, Helinho da Farmácia (PSD), Wilsinho da Tabu (PP) e Iza Lourença (Psol). Na vice-presidência, serão Fernando Luiz (PSD) nos primeiros oito meses e, a partir daí, Helinho da Farmácia. Também foi votado o dia, horário e local da reuniões, que serão toda quarta-feira, às 13h30, no Plenário Camil Caram. Foi escolhido, ainda, o membro representante do colegiado na Comissão de Participação Popular, Helinho da Farmácia; Wilsinho da Tabu ficará como suplente.

Com a divisão dos mandatos, desta data até 7 de outubro, Helinho da Farmácia será presidente. De 8 de outubro a 7 de junho de 2022, a presidência ficará a cargo de Wilsinho da Tabu. E de 8 de junho 31 de dezembro do mesmo ano, Iza Lourença comandará a comissão.

Ao presidente de comissão compete, além de outras atribuições, definir as proposições que comporão a pauta de votações e representar a comissão interna e externamente, de tudo prestando informações aos demais membros na primeira reunião seguinte. De acordo com o § 1º do artigo 66 do Regimento Interno, “no que diz respeito à direção das reuniões, o presidente de comissão tem, no que couber, as mesmas prerrogativas previstas para o presidente da Câmara”.

Organização e funcionamento dos órgãos públicos, direitos e deveres dos servidores, patrimônio público, estrutura dos serviços públicos disponíveis para a população, instrumentos de participação do cidadão na administração pública e planejamento da relação de Belo Horizonte com as outras cidades da região metropolitana são os temas tratados na Comissão de Administração Pública.

Participaram da reunião os vereadores Fernando Luiz, Helinho da Farmácia, Iza Lourença, Juninho Los Hermanos (Avante) e Wilsinho da Tabu.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária  - Comissão de Administração Pública