Projeto que cria Política Municipal do Voluntariado aguarda sanção do prefeito
Aprovado pela Câmara Municipal em 2º turno na última reunião plenária, o PL 1001/10, que pretende incentivar os belo-horizontinos a desenvolverem trabalhos voluntários, foi encaminhado ontem (13/07) ao Executivo para sanção ou veto nos próximos 15 dias.

Aprovado pela Câmara Municipal em 2º turno na última reunião plenária, o PL 1001/10, que pretende incentivar os belo-horizontinos a desenvolverem trabalhos voluntários, foi encaminhado ontem (13/07) ao Executivo para sanção ou veto nos próximos 15 dias. O autor do projeto, vereador Sérgio Fernando (PHS), acredita que a iniciativa pode sensibilizar indivíduos, gestores públicos e empresas ao exercício da cidadania.
“Nossa proposta é estimular a solidariedade entre os munícipes e, assim, despertar as pessoas para os problemas enfrentados pelos seus semelhantes. Podemos fazer um cadastro de interessados em atuarem como voluntários e de locais que necessitam desse tipo de trabalho”, detalha Fernando. No texto, a Política Municipal do Voluntariado propõe capacitar os cidadãos, gestores, lideranças locais e entidades do terceiro setor que acolhem voluntários ou desenvolvem atividades de voluntariado.
O projeto sugere a articulação entre os poderes do estado, entidades do terceiro setor, empresários e sociedade civil para a realização das políticas públicas. A Secretaria Municipal de Direitos de Cidadania será responsável por desenvolver cursos e mecanismos de preparação de voluntários e entidades; realizar parcerias com universidades, instituições de ensino e conselhos de classe; e promover conferências, seminários, fóruns e debates sobre o assunto.
Superintendência de Comunicação Institucional