Notícias

Projeto que cria Política Municipal do Voluntariado aguarda sanção do prefeito

Projeto que cria Política Municipal do Voluntariado aguarda sanção do prefeitoAprovado pela Câmara Municipal em 2º turno na última reunião plenária, o PL 1001/10, que pretende incentivar os belo-horizontinos a desenvolverem trabalhos voluntários, foi encaminhado ontem (13/07) ao Executivo para sanção ou veto nos próximos 15 dias.

Projeto que cria Política Municipal do Voluntariado aguarda sanção do prefeitoAprovado pela Câmara Municipal em 2º turno na última reunião plenária, o PL 1001/10, que pretende incentivar os belo-horizontinos a desenvolverem trabalhos voluntários, foi encaminhado ontem (13/07) ao Executivo para sanção ou veto nos próximos 15 dias. O autor do projeto, vereador Sérgio Fernando (PHS), acredita que a iniciativa pode sensibilizar indivíduos, gestores públicos e empresas ao exercício da cidadania.

“Nossa proposta é estimular a solidariedade entre os munícipes e, assim, despertar as pessoas para os problemas enfrentados pelos seus semelhantes. Podemos fazer um cadastro de interessados em atuarem como voluntários e de locais que necessitam desse tipo de trabalho”, detalha Fernando. No texto, a Política Municipal do Voluntariado propõe capacitar os cidadãos, gestores, lideranças locais e entidades do terceiro setor que acolhem voluntários ou desenvolvem atividades de voluntariado.

O projeto sugere a articulação entre os poderes do estado, entidades do terceiro setor, empresários e sociedade civil para a realização das políticas públicas. A Secretaria Municipal de Direitos de Cidadania será responsável por desenvolver cursos e mecanismos de preparação de voluntários e entidades; realizar parcerias com universidades, instituições de ensino e conselhos de classe; e promover conferências, seminários, fóruns e debates sobre o assunto.

Superintendência de Comunicação Institucional