SAÚDE E SANEAMENTO

Parlamentares vão vistoriar UPA Norte para averiguar condições da unidade

Durante a visita técnica, agendada para o dia 11 de novembro, participantes vão averiguar a infraestrutura e ouvir funcionários e usuários

quarta-feira, 4 Novembro, 2020 - 18:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

No dia 7 de agosto deste ano, com 10 anos de atraso, foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, situada na regional de mesmo nome. O equipamento substituiu a antiga UPA do Bairro Primeiro de Maio, que não oferecia condições adequadas aos profissionais de saúde e não suportava a demanda. Com o intuito de verificar as condições estruturais e de funcionamento do novo equipamento, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou nesta quarta-feira (4/11) a realização de uma visita técnica no próximo dia 11 de novembro. Informações sobre a aplicação da “eletroconvulsoterapia” na rede de saúde mental serão solicitadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

Para justificar a visita técnica, o autor do requerimento e integrante da Comissão mencionou o recebimento de diversas queixas e pedidos formulados por usuários e funcionários da UPA Norte. Durante a atividade, os vereadores pretendem indagar os profissionais de saúde e auxiliares sobre as condições de trabalho e colher depoimentos de usuários sobre o atendimento prestado na Unidade. A vistoria terá início às 11h, na portaria, situada na Av. Risoleta Neves, 281, Bairro Novo Aarão Reis, e poderá ser acompanhada por qualquer cidadão interessado.

Infraestrutura

Segundo informações do titular da SMSA, Jackson Machado, divulgadas na imprensa no dia da inauguração, a nova unidade recebeu investimento de R$ 14 milhões e teria capacidade para atender 10 mil pessoas por mês, com 12 leitos de enfermaria para adultos, cinco para crianças e quatro de urgência, além de oito consultórios e espaços para cirurgia, ortopedia, farmácia e laboratório. Entregue à população em plena pandemia de Covid-19, a UPA disponibilizaria uma ala específica para atendimento desses casos, com dois consultórios e espaço isolado para observação e medicação de casos graves enquanto aguardam transferência para um hospital.

Saúde mental

Outro requerimento aprovado na reunião solicita que seja encaminhado pedido de informação à SMSA a respeito do Oficio n° 108/20 da Coordenação de Saúde Mental/DIAS/SUAS/SMSA, publicado em 5 de agosto de 2020, que estabeleceu normas para regular a aplicação da Eletroconvulsoterapia (ECT) - conhecida popularmente por “terapia de eletrochoque” - na rede municipal. O questionamento vai indagar se as normas estabelecidas estão sendo aplicadas; se o referido ofício já foi revogado; e por que a elaboração dessa regulamentação foi realizada pela Gerência da Rede de Saúde Mental (GRSAM), já que a Prefeitura dispõe de um setor específico de regulação que detém a competência de elaborar tais documentos.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

31ª Reunião Ordinária-Comissão de Saúde e Saneamento