Mineirão e Aeroporto de Confins são alvo de investimentos
A Comissão Especial da Câmara Municipal que acompanha os preparativos da Copa 2014 recebeu representantes do município e do estado nesta segunda-feira, 21 de março para apresentar aos vereadores o Planejamento Estratégico da cidade para o evento. Foram mostradas obras previstas e em andamento, entre elas a reforma do Mineirão, construção de hotéis, tratamento da Lagoa da Pampulha, implantação de ciclovias, alargamento de avenidas e ampliação do número de câmeras e semáforos.
Estiveram presentes Thiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo da FIFA, e Sérgio Barroso, titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, que apresentaram o planejamento das ações à Comissão Especial composta pelo presidente Alberto Rodrigues (PV) e pelos vereadores Heleno (PHS), Preto (DEM), Daniel Nepomuceno (PSB) e Iran Barbosa (PMDB).
O Comitê Executivo aborda temas como Saúde, Tecnologia de Informação, Energia, Licenciamentos, Requalificação Urbana, Segurança Pública, Relações Públicas, Comunicação e Marketing, RPP (Programa de Proteção e Marca), Voluntariado, Base Camps, Locais de Treino, Fan Fest e PVAs (Public Vioewing Areas), Eventos e Meio Ambiente, totalizando 54 projetos.
Obras previstas
Quanto à estrutura dos campos de futebol, Sérgio Barroso garantiu que o Mineirão estará pronto em 2012 e que 90% da área já tem condições de ser demolida; a demolição estará concluída em sessenta dias. Ele relatou ainda que o Estádio do Independência estará pronto até o final de 2011.
Segundo Barroso, serão construídos hotéis suficientes para atender à demanda. “Hoje a demanda por hotéis de luxo em Belo Horizonte ultrapassa 90%”, acrescentou. Com relação à precariedade de pátios, pistas e terminais do Aeroporto de Confins, o secretário garantiu que o Terminal 1 do aeroporto estará em condições de receber os cerca de 450 mil turistas até outubro de 2013.
O tratamento da Lagoa da Pampulha também será efetivado com esforços do governo estadual, da Copasa e das Prefeituras de Belo Horizonte e Contagem. O secretário informou ainda sobre projeto que amplia o número de ciclovias na cidade, a ser implantado em áreas não utilizadas de propriedade da Vale do Rio Doce, originárias da Rede Ferroviária Federal.
Mobilidade urbana
Por sua vez, Thiago Lacerda falou sobre os projetos de mobilidade urbana, como a ligação, já em andamento, da Av. Antônio Carlos com a Av. Abraão Caram. Estão previstos ainda a disponibilização de dois acessos distintos ao Mineirão e o alargamento da Avenida Pedro II.
No Centro, algumas avenidas também serão alargadas para facilitar a circulação dos ônibus. Quanto à segurança, está prevista a construção de um Centro de Controle da BHTrans, ampliando o número de câmeras e o sistema de semáforos inteligentes. “BH é a única cidade-sede que já recebeu os recursos para essas obras”, salientou Thiago.
O presidente do Comitê informou ainda que oito hotéis já estão sendo construídos, três em fase de licenciamento e um na região Sul, próximo ao BH Shopping.
Questões levantadas
Após a apresentação, o vereador Heleno Abreu destacou a preocupação com a vigilância sanitária, no que se refere a doenças não erradicadas, como a tuberculose e a cólera, e com a produção de resíduos sólidos em Belo Horizonte. Heleno também sugeriu a mudança do calendário escolar em dias de jogos.
O secretário Sérgio Barroso garantiu que a vigilância sanitária é uma prioridade. “Está agendada para a semana que vem uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde”, relatou. Thiago Lacerda propôs que o tema “Resíduos Sólidos” seja discutido na Câmara Municipal.
O presidente do Comitê da FIFA informou ainda que o Governo Federal pretende antecipar o período letivo em função dos jogos da Copa. O vereador Preto solicitou aos representantes da Prefeitura e do Governo do Estado o encaminhamento do cronograma de metas e prazos.