Parques atingidos por incêndios no São Bento e no Castelo serão vistoriados

Visitas técnicas se justificam por suspeitas de que incêndios nos parques Ursulina de Andrade Melo e Paulo Berutti tenham sido criminosos

segunda-feira, 19 Outubro, 2020 - 18:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Dois parques municipais cujas áreas verdes sofreram com incêndios serão vistoriados pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na próxima semana. No dia 27 de outubro, a visita técnica será no Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo; já no dia 29, o Colegiado irá vistoriar a situação do Parque Municipal Paulo Berutti. As decisões sobre as visitas técnicas foram tomadas nesta segunda-feira (19/10), quando os membros da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana também aprovaram um pedido de informação ao Gabinete do Prefeito e à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura sobre a supressão de árvores na capital.

O Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo, localizado no Bairro Castelo, receberá a visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana no dia 27 de outubro, às 9h30. A vistoria se justifica pela existência de suspeitas de incêndio criminoso, uma vez que a imprensa divulgou que houve quatro focos de incêndio simultâneos na unidade de conservação. Durante a visita técnica, as representantes e os representantes da Fundação de Parques Municipais deverão apresentar as seguintes informações: relatório de ocorrência de incêndio do Corpo de Bombeiros, Plano de Combate a Incêndios da unidade de conservação, assim como infraestrutura e equipamentos existentes para viabilizá-lo.

Parque Municipal Paulo Berutti

O Parque Municipal Paulo Berutti, no Bairro São Bento, será vistoriado pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana no dia 29 de outubro, às 9h30. Também há suspeitas de que o incêndio que atingiu a unidade de conservação seja criminoso, uma vez que foram identificados buracos na cerca próxima aos focos de incêndio. Será averiguado se um morador que reside nas proximidades do parque mantém a posse da chave de um cadeado usado para garantir a segurança do local. Assim como solicitado a respeito do Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo, a Comissão aprovou que a Fundação de Parques Municipais apresente, durante a visita técnica, relatório de ocorrência de incêndio do Corpo de Bombeiros e Plano de Combate a Incêndios dessa unidade de conservação.

Supressão de árvores

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana também aprovou um pedido de informação ao Gabinete do Prefeito e à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura solicitando os laudos técnicos e autorizações emitidas para supressão de árvores em seis logradouros públicos da capital: Rua dos Goitacazes, 1722; Rua Rio Grande do Norte, 1015; Praça Clemente de Farias; Avenida Cristóvão Colombo, 64; Rua Braz Baltazar, 109; Rua Venezuela, 341. O objetivo é saber o que motivou a supressão das árvores e se os procedimentos adotados seguiram a normatização vigente.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

28ª Reunião Ordinária - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana