SAÚDE E SANEAMENTO

Avança PL que prevê campanha contra uso de celulares na travessias de ruas

Os vereadores também aprovaram a realização de visita técnica para verificar as condições de funcionamento da UPA Odilon Behrens

quinta-feira, 12 Março, 2020 - 11:15
Vereadores Catatau do Povo, Fernando Borja, Bim da Ambulância, Dr. Nilton e Hélio da Farmácia, na reunião da Comissão de Saúde e Saneamento desta quarta-feira (11/3)

Abraão Bruck / CMBH

Projeto de lei que propõe campanha contra o uso de celulares durante a travessia de ruas recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde e Saneamento, na reunião desta quarta-feira (11/3). Na reunião, os vereadores também aprovaram a realização de visita técnica para verificar as condições de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Odilon Behrens.

De autoria do vereador Coronel Piccinini (PSB), com relatoria do vereador Catatau do Povo (sem partido), o PL 877/19, que tramita em 1º turno, cria a campanha de conscientização para evitar o uso de celulares e similares durante a travessia de ruas e avenidas no Município de Belo Horizonte. Conforme ressalta Catatau do Povo, o Movimento Internacional Maio Amarelo consiste em chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em acidentes no trânsito em todo o mundo. Ele reitera, ainda, que estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, indicou que um em cada três pedestres se distrai na hora de atravessar a rua, inclusive cruzamentos movimentados e perigosos, por estar entretido com seus celulares. Para os autores do estudo, falar ao telefone e trocar mensagens, entre outras atividades, faz com que um indivíduo se arrisque ao ignorar os semáforos, atravessar em lugar errado ou não olhar para os dois lados da via.

Visita técnica

Foi aprovada a realização de visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Odilon Behrens, à Rua Formiga, 50, no Bairro São Cristóvão, Região Noroeste da capital, com data e horário a serem definidos. O objetivo da vistoria, requerida pelo vereador Catatau do Povo, é verificar as condições sanitárias e de funcionamento da unidade. Foi convidado para a visita o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Participaram da reunião os vereadores Catatau do Povo, Fernando Borja (Avante), Bim da Ambulância (PSDB), Dr. Nilton (PROS) e Hélio da Farmácia (Sem Partido).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.