EDUCAÇÃO

Comissão é favorável à criação de aplicativo para acompanhamento de alunos da rede pública

Os vereadores também aprovaram a realização de seminário em 2020 para debater a situação dos museus de BH

quinta-feira, 19 Dezembro, 2019 - 12:45
Vereadora Cida Falabella e veraedores Arnaldo Godoy, Eduardo da Ambulância e César Gordin, em reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta quinta-feira (19/12)

Foto: Ernandes Ferreira / CMBH

Um aplicativo que visa a interação entre pais e professores, proporcionando o acompanhamento do desenvolvimento escolar de alunos da rede pública de ensino na capital. A proposta é tema do Projeto de Lei 873/19, de autoria do vereador Catatau do Povo (PHS), que institui o aplicativo Família e Aluno nas Escolas como plataforma oficial de acompanhamento dos alunos da rede pública de ensino do Município de Belo Horizonte. O texto recebeu parecer favorável, em 1º turno, da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta quinta-feira (19/12). Na reunião foi aprovado também, pedido de informação sobre processo de registro e salvaguarda da Feira Hippie como Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte; bem como requerimento solicitando a realização de seminário, em abril de 2020, para debater a situação dos museus da cidade.

Conforme explica o autor da proposta, o aplicativo será utilizado exclusivamente por pais, professores e diretores, visando o acompanhamento dos alunos e o fortalecimento dos laços da família com a escola. Ainda segundo o parlamentar, o projeto possibilitará a melhoria da comunicação, do atendimento e da qualidade do ensino, estimulando, por fim, a inclusão dos jovens na sociedade.

Seminário sobre museus

Foi aprovado, ainda, na reunião, requerimento, de autoria do vereador Pedro Patrus (PT), solicitando a realização de seminário, no mês de abril de 2020, nos dias 22, de 18h30 às 22h; 23, de 8h às 22h; e 24, de 8h às 22h, no Plenário Amynthas de Barros. De acordo com Patrus, o objetivo é reunir e organizar informações sobre a situação das instalações museológicas da cidade.

Feira Hippie patrimônio imaterial

A Comissão aprovou, também, pedido de informação à Secretaria Municipal de Cultura sobre a tramitação do processo de registro e salvaguarda da Feira Hippie como Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte. Segundo a vereadora Cida Falabella (Psol), a solicitação foi motivada por audiência pública realizada em 7 de novembro, com a finalidade de debater a dimensão cultural da Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena, conhecida como Feira Hippie. Na ocasião, foi informado pelos feirantes que o pedido de registro e salvaguarda, protocolizado em 2011 junto à Diretoria de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha/DPAM, ainda se encontra em aberto.

Estiveram presentes a vereadora Cida Falabella (Psol) e os vereadores Arnaldo Godoy (PT), Eduardo da Ambulância (Pode) e César Gordin (PHS).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

38ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo