URBANIZAÇÃO DE VIAS

Moradores do Bairro Novo das Indústrias cobram solução para garantir segurança

Intervenções viárias necessárias ainda dependem de recursos; comitiva parlamentar também verificou asfaltamento no Nova Gameleira

terça-feira, 15 Outubro, 2019 - 20:15
Rua íngrime, com escadaria, sem asfaltamento

Foto: Sidney Lopes/ CMBH

Moradores da Rua Dez, no Bairro Novo das Indústrias (região do Barreiro), reclamam do péssimo estado de conservação da via e apontam os riscos gerados à comunidade, que tendem a se agravar em períodos de chuvas. A acessibilidade no local praticamente não existe. A rua é íngreme, dividida em três quarteirões, sendo dois deles com escadarias para trânsito de pedestres, e um canal a céu aberto para escoamento de águas pluviais. O local foi vistoriado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, na manhã desta terça-feira (15/10), por iniciativa do vereador Irlan Melo (PL). Em seguida, a comitiva parlamentar seguiu para o Bairro Nova Gameleira, onde verificou a necessidade de asfaltamento e nova área de lazer.

Rua Dez

Conforme verificado pela comissão, em visita à Rua Dez, no quarteirão entre as ruas Daniel José de Carvalho e Joel José de Carvalho, a escadaria e a descida d’água precisam de manutenção. O local está sendo utilizado como depósito clandestino de lixo, o que estaria provocando “um inconveniente mau cheiro”, de acordo com os moradores.  Na mesma situação se encontra o trecho entre as ruas Joel José de Carvalho e Detetive Wilian. Entre as ruas Detetive Wilian e Élcio Costa, a Prefeitura explicou que é preciso um levantamento topográfico para avaliar a intervenção ideal: se pavimentação ou construção de uma escadaria. A canalização de águas pluviais é subterrânea.

Segundo o assessor da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Nivaldo Tadeu, para fazer qualquer intervenção será preciso realizar um estudo completo de drenagem no local e no entorno. “A espinha dorsal é a drenagem. É o que precisa ser feito em primeiro lugar”, concluiu.

Para o engenheiro de manutenção da Sudecap, Daniel Toscano, é preciso também urbanizar a rua, com um adequado projeto de paisagismo. “Vamos ter que duelar com os recursos para poder fazer alguma coisa”, constatou.

Diante da situação, Irlan Melo afirmou que é preciso vontade política para fazer alguma coisa para a região. “É um bairro isolado que não tem açougue, farmácia, padaria, banco e que precisa de atenção do Poder Público”, argumentou, lembrando que já havia realizado, no último dia 1º de julho, uma visita técnica ao local.

Também participaram da visita o engenheiro da Sudecap Elton Moschioni e o diretor de Política para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Luiz Vilani.

Asfalto no Nova Gameleira

A Comissão visitou também um trecho sem saída da Rua Niceas Continentino, no Bairro Nova Gameleira (Região Oeste) - próximo ao Instituto Médico Legal (IML) e à Academia da Polícia Civil - onde moradores reivindicam o recapeamento da via e a implantação de uma área de lazer em um espaço público, que estaria servindo, atualmente, como depósito particular.

A Rua Niceas Continentino apresenta buracos e desníveis na pista de rolamento e, em um dos lados da via, não existe meio fio. A situação foi apontada pela comunidade, que alertou para os riscos à segurança das pessoas que transitam no local. Os moradores querem a retirada imediata dos objetos, incluindo dois trailers e um veículo, que se encontram no depósito irregular.

Irlan Melo informou que será feita a solicitação para o recapeamento da via, mas ressaltou que a implantação de uma área de lazer depende de recursos que não são da Prefeitura.

Participaram da visita o gerente da BHTrans da Regional Barreiro – Oeste, Anderson Leal; o assessor da Regional Oeste, Leonardo Melo; o analista de trânsito da BHtrans, José Renato Oliveira, e o supervisor da Sudecap, engenheiro Marcus Toledo Gonçalves.

Visita técnica para vistoriar as condições do asfalto e estruturais na Rua 10, Bairro Novo das Indústrias e Rua Cinquenta e Cinco, nº 105, Bairro Nova Gameleira - Comissão de Transporte e Sistema Viário