SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão vai averiguar dois pontos de alagamento no Bairro Palmeiras

Moradores apreensivos com a chegada das chuvas pedem instalação de sistemas de drenagem; Centro de Saúde Nazaré será fiscalizado

quarta-feira, 30 Outubro, 2019 - 19:15
Integrantes da Comissão estão sentados à Mesa apreciando a pauta da reunião. Atrás deles, de pé, uma servidora do Legislativo assessora a reunião

Foto: Heldner Costa/CMBH

A aproximação da temporada de chuvas, que atingem a capital com frequência e às vezes com muita intensidade durante o verão, vem preocupando moradores de vias e imóveis sujeitos a alagamentos causados por deficiências no sistema de escoamento e drenagem das águas pluviais. Visando à prevenção e à busca de soluções para o problema, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou nesta quarta-feira (30/10) a verificação in loco de três ruas situadas na Região Oeste de BH, onde moradores solicitam a adoção de medidas urgentes para evitar os transtornos e prejuízos que enfrentam todos os anos. Na mesma reunião, também foi aprovada a fiscalização de um centro de saúde no Bairro Nazaré, na Regional Nordeste.

No dia 8 de novembro, acolhendo requerimento de Irlan Melo (PR), os vereadores comparecerão à Rua Orquídeas, na esquina com Rua das Espatódias, no Bairro Betânia, na Regional Oeste, com a finalidade de verificar as condições de contenção e drenagem das águas pluviais naquele local. O pedido da visita técnica, de acordo com o requerente, decorreu da manifestação de diversos munícipes, apreensivos com o início da temporada de chuvas na cidade. Considerando os riscos de transbordamento do Córrego Cercadinho, localizado nas imediações, os moradores reivindicam a intervenção do poder público para evitar ou minimizar os impactos sobre a segurança da comunidade e de suas moradias.

Bairro Palmeiras

No dia 22 de novembro, dois pontos diferentes do Bairro Palmeiras, também na Região Oeste, receberão visitas da comissão, solicitadas pelo mesmo vereador. A partir das 14h, os parlamentares percorrerão a Rua Deputado Sebastião Nascimento, próximo ao nº 1880, para averiguar os riscos de inundações decorrentes das condições inadequadas de contenção e escoamento das águas pluviais. De acordo com o requerimento, a implantação de coletores e sistemas eficazes de drenagem também vem sendo cobrada pela comunidade, afetada todos os anos por alagamentos, de forma a garantir a segurança, prevenir as dificuldades de circulação e os danos às moradias.

Na sequência, às 15h30, Irlan Melo e os demais participantes vão averiguar de perto a situação da Rua José da Silva Brasil, também no Bairro Palmeiras, a cerca de 500 metros do local visitado anteriormente. As queixas de moradores e comerciantes apontam igualmente as más condições de drenagem na via, onde as chuvas sempre provocam inundações. O objetivo da fiscalização é avaliar, junto à Prefeitura, a possibilidade de implantar os mesmos dispositivos já citados, evitando novas ocorrências. A vistoria terá início em frente ao nº 35 da referida via.

Para acompanhar todas essas visitas, ouvir os relatos e as sugestões das respectivas comunidades, avaliar a viabilidade e encaminhar possíveis ações, serão convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da Coordenadoria de Administração Regional Oeste. As atividades são abertas à participação de qualquer cidadão interessado.

Centro de Saúde Nazaré

Antes, no dia 6 de novembro, a Comissão vai fiscalizar a infraestrutura, as condições de operação e o atendimento do Centro de Saúde Nazaré, no bairro de mesmo nome, na Região Nordeste da capital. Em seu requerimento, o vereador Edmar Branco (Avante) alega que, segundo relatos de usuários, estariam faltando médicos especialistas na equipe da unidade. A vistoria, agendada para as 9h30, deverá ser acompanhada por integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Distrital de Saúde Nordeste, Comissão Local de Saúde e gerência do C. S. Nazaré, situado na Rua Cruz de Malta, Nº 73.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

36ª Reunião – Ordinária -  Comissão de Saúde e Saneamento