REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Seminário mostrará os reflexos das novas regras para os servidores públicos

Evento promovido pela Federação Nacional dos Legislativos Municipais (Fenalegis) será no dia 21 de agosto. Inscrições estão abertas

quarta-feira, 7 Agosto, 2019 - 18:45

Imagem: Designed by Freepik

Aprovada em 2º turno na Câmara dos Deputados e seguindo para votação no Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 06/19), do governo federal, que modifica o Sistema de Previdência Social, estabelecendo regras de transição, tem gerado dúvidas entre servidores públicos em todo o país. O tema será tratado em seminário na Câmara de BH no dia 21 de agosto, de 14h às 17h. Realizado pela Federação Nacional dos Legislativos Municipais (Fenalegis), com o apoio do Sindicato dos Servidores do Legislativo de BH (Sindslembh), o encontro contará com palestra do diretor do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), Diego Leonel. Acesse aqui o formulário de inscrição!

“O 3º Encontro Regional sobre os Reflexos da Reforma da Previdência” será aberto pelo presidente do Sindslembh, Carlos Eudóxio de Araújo e Silva. A Fenalegis vem promovendo esses encontros no interior de São Paulo e em outras cidades do país, a neste mês a discussão será em Belo Horizonte.

Será esclarecido aos servidores quem passará ou não pela regra de transição, considerando que, atualmente, vários deles estão próximos da aposentadoria. De acordo com Eudóxio, o palestrante também explicará em que a Reforma da Previdência afeta os municípios, salientando-se que os mesmos passam por um processo de desgaste financeiro, o que tende a piorar devido à diminuição de investimentos. Desta forma, foram convidados, num raio de 100 km da capital, câmaras municipais e prefeituras de toda a Região Metropolitana de BH.

Também serão debatidos no encontro a não inclusão de estados e municípios na reforma e a possibilidade de elaboração de uma PEC paralela. “A liderança do PSL no Senado informou que a previsão de aprovação de uma PEC paralela é após as eleições municipais, o que considero positivo”, avaliou o presidente do Sindslembh. Segundo ele, isso possibilitará ao Município de Belo Horizonte discutir a Reforma da Previdência, com suas especificidades.