VIA DO MINÉRIO

Demanda viária no Bairro Novo das Indústrias ainda sem definição

Moradores pedem agilidade do Executivo e convivem com uma solução improvisada

sexta-feira, 19 Julho, 2019 - 18:45

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Moradores da região que engloba os Bairros Novo das Indústrias, Milionários, Araguaia e outros, que precisam se deslocar de carro até o centro do Barreiro, enfrentam um problema na interseção da Rua Alfredina Amaral com Via do Minério e Avenida Dois. Para quem vem pela Rua Alfredina Amaral é proibida a conversão em direção ao centro do Barreiro pela Via do Minério. A única opção é seguir na direção contrária, fazendo um grande percurso até o Bairro Betânia, para então fazer o retorno. Os moradores reivindicam da Prefeitura uma adequação na interseção de modo que seja possível fazer a conversão em direção ao centro do Barreiro. O local foi visitado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta sexta (19/7).

A visita técnica foi solicitada pelos vereadores Irlan Melo (PR), Pedrão do Depósito ( PPS), Hélio da Farmácia (PHS), Juliano Lopes (PTC) e Wesley Autoescola (PRP), para uma avaliação do problema e das possibilidades de solução.

Estudos e projetos

O gerente de Ação Regional Oeste/Barreiro, Anderson Leal, informou que já está em estudo um projeto para intervenção no local.  Entretanto, destacou que não se trata de uma intervenção simples. Segundo ele, o trânsito no local é intenso e vai ser preciso desconcentrar as paradas da Estação Ponto BHBUS, deslocar pontos de iluminação pública, verificar os impactos que a intervenção pode provocar nas linhas de ônibus que atendem a região, além de checar as redes de tubulações que passam pelo local.  O gerente informou também que ainda não é possível definir prazos  para a conclusão do projeto e nem para inicio de obras. “Não será um intervenção barata”, finalizou.

Para amenizar a situação, temporariamente foi autorizada pela BHTrans a conversão desejada pelos moradores utilizando um trecho da pista exclusiva para ônibus. Trata-se de uma solução improvisada, que até obrigou o desligamento de radares já instalados próximos a Estação Ponto BHBUS.

Moradores têm pressa

O conselheiro da Associação dos Moradores do Bairro Milionários, José Márcio Resende, sugeriu implantar um dos projetos já feitos pela Prefeitura, mas não executado, para resolver o problema o mais rápido possível. “Não podemos ficar esperando o acordo feito pela iniciativa privada, visando a implantação de um grande empreendimento na região”.

Está previsto para entrar em funcionamento em 2024 um complexo logístico da Vallourec / Mannesmam que prevê a construção na região de quatro grandes galpões e uma edificação comercial (shopping), numa área de aproximadamente 460 mil m².

A contrapartida do empreendimento prevê intervenção na interseção em questão e também transformar em parque a reversa ecológica, com mais de 2 mil m², localizada na divisa dos Bairros Milionários e Novo das Indústrias.

Visita técnica para verificar a possibilidade de abertura da interseção da Avenida Waldyr Soeiro Emrich com Avenida Alfredina Amaral e Avenida Dois, Bairro Novo das Indústrias - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário