VISITA TÉCNICA

Risco de rompimento de barragem em Macacos será vistoriado por CPI nesta terça (21/5)

Será avaliada a qualidade da água captada e medidas de segurança para o abastecimento da RMBH

quinta-feira, 16 Maio, 2019 - 14:00
Mina Mar Azul, Distrito de Macacos / Nova Lima

Google Maps

Dando continuidade ao trabalho realizado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Barragens, que inclui oitivas, pedidos de informação e visitas técnicas a barragens da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), desta vez, serão vistoriadas as barragens B3 e B4, na Mina Mar Azul, Distrito de Macacos, em Nova Lima (MG). O objetivo da visita, a ser realizada nesta terça-feira (21/5), às 9h, é avaliar possíveis riscos de rompimento e ameaças à comunidade local. O encontro foi solicitado pelos vereadores Edmar Branco (Avante), Bella Gonçalves (Psol), Gabriel (PHS) e Pedrão do Depósito (PPS).

De acordo com os parlamentares, as visitas têm por finalidade verificar as condições de segurança e estabilidade das barragens, avaliando a qualidade da água captada e medidas de segurança adotadas para assegurar o abastecimento da RMBH após o rompimento da barragem da Vale, em janeiro.

A CPI das Barragens foi criada, em 20 de fevereiro, após o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão (Brumadinho-MG), para apurar os impactos que o despejo de rejeitos de mineração no Rio Paraopeba pode trazer para o abastecimento de água de Belo Horizonte.

Foram convidados para a visita representantes da Mineradora Vale S/A, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Estado de Obras e Transportes Públicos, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Gerência Regional de Minas Geais da Agência Nacional de Mineração, Prefeitura Municipal de Nova Lima, Gabinete de Crise da Sociedade Civil e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Até o momento, a Comissão já realizou três visitas técnicas: no dia 26/3, ao Sistema de Produção de Água do Rio Paraopeba - Copasa, à Rua Padre Eustáquio, 60, Varjão, em Brumadinho; no dia 9/4, ao Sistema de Produção de Água do Sistema Rio das Velhas, Rodovia MG 030, km 27, Bela Fama, em Nova Lima; e no dia 14/5, à Mina do Engenho, em Rio Acima. No dia 28/5, está prevista a realização de visita à Mina da Fábrica - Barragens Forquilha I, II e III, em Ouro Preto; e no dia 18/6, à Mina do Pico - Barragem Maravilha II, em Itabirito.