VISITA TÉCNICA

Comissão verificará segurança e infraestrutura de vias nas regiões Barreiro e Oeste

Moradores das comunidades pedem reforço na sinalização horizontal e vertical e asfaltamento de ruas e avenidas

quinta-feira, 23 Maio, 2019 - 15:15
rua sem asfaltamento, ao lado de córrego urbano

Foto: Google Street View

Para verificar as condições de infraestrutura e segurança de vias nas Regiões do Barreiro e Oeste da capital, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara de BH realizará três visitas técnicas, nesta sexta-feira (24/5). Dentre as reivindicações encaminhadas pelos cidadãos que serão verificadas pelos parlamentares estão a necessidade de asfaltamento e de recapeamento e a falta de sinalização de ruas e avenidas.

Às 10h, a requerimento do vereador Professor Juliano Lopes (PTC), serão avaliados os problemas de fluxo no trânsito na Avenida David Sarnoff, em Contagem, que refletem em Belo Horizonte, e a necessidade de recapeamento dessa mesma via. Melhorias na pista da Avenida Tereza Cristina, no Bairro Santa Margarida, no Barreiro (divisa com Contagem), também serão averiguadas. Para o encaminhamento das demandas, além de representantes do governo da capital, foram convidados o Secretário de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Contagem, João Batista dos Mares Guias; o presidente da Transcon / Contagem, Gustavo Gomes Peixoto, e o vereador do município Alessandro Henrique (PTC).

Às 15h30, a solicitação que será verificada pela Comissão é a de asfaltamento na Rua Orquídeas, próximo ao n° 534, no Bairro Marajó, Região Oeste de BH. Segundo relatos de moradores, o local não possui nenhuma infraestrutura e acumula problemas. De acordo com o requerimento do vereador Irlan Melo (PR), a comunidade lida “diariamente com a falta de segurança já que, além da via não possuir asfaltamento adequado, há desníveis, buracos, vegetação elevada, falta de iluminação, lixo acumulado, dentre outros problemas graves ocasionados pela carência de urbanização”.

Para acompanhar essa visita foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), da Superintendência de Limpeza Urbana, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e da Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste.

Já às 18h, o colegiado, também a requerimento do vereador Professor Juliano Lopes, vai vistoriar o cruzamento da Rua Cruzeiro do Sul com a Rua Hoffmann, no Bairro Miramar, na Região do Barreiro. A reivindicação dos moradores é pela revitalização da sinalização: pintura das faixas de pedestres e da indicação de parada obrigatória. Além disso, a comunidade reclama que motoristas não respeitam os radares existentes nas proximidades e trafegam em alta velocidade, ocasionando inúmeros e graves acidentes em horários de pico.