ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Comissão verifica reforma ainda não finalizada na sede da Guarda Municipal

Reparos estão sendo feitos na área administrativa, mas vestiários, estacionamento e outras áreas ainda não tiveram intervenções

quinta-feira, 2 Maio, 2019 - 15:15
Comissão verifica reforma ainda não finalizada na sede da Guarda Municipal

Foto: Divulgação/CMBH

Na manhã dessa quinta-feira (2/5), membros da Comissão de Administração Pública, a pedido do vereador Pedro Bueno (Pode), visitaram a Regional (Inspetoria) 3, sede da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, em obras desde meados do ano passado. À época, Bueno realizou uma visita ao local e verificou condições insalubres, como telhado do estacionamento desabando, vestiários precarizados, fios expostos, iluminação precária, vasos sanitários danificados, chuveiros queimados, muitas armas de condutividade elétrica (teasers, por exemplo) sem condições de funcionamento por falta de manutenção, além de presença de insetos e ratos relatada por trabalhadores. Durante a visita desta quinta, os parlamentares detectaram que a reforma está sendo feita na parte administrativa e na fachada, mas as áreas de uso dos trabalhadores (vestiários, estacionamento etc) ainda não sofreram intervenções. 

“A situação da Inspetoria 2, alvo de nossa próxima vistoria, é a mais crítica”, afirmou Bueno, informando que os guardas convivem em meio a caminhões de lixo (porque a unidade funciona junto com outros órgãos da Prefeitura, e um deles é a SLU), com o vestiário completamente degradado e a fiação exposta, dentre outros problemas. Ele também afirmou que a obra na sede não atendeu ainda os anseios dos trabalhadores, explicando: “Não nos foi apresentado, oficialmente, o cronograma de obras, então nós tivemos uma visita técnica que é pública, e chegando aqui não encontramos um representante da Secretaria de Segurança ou de Obras que pudesse nos apresentar o cronograma, o que nos leva a acreditar que pode haver um descaso com as obras estruturais que vão melhorar as condições de trabalho”.

Para o guarda municipal Nelson Martins, “a situação não estava muito boa e a obras já estavam sendo planejadas pela PBH”. Ele contou que primeiro veio a intervenção na parte administrativa, com a reforma de estruturas, renovação do telhado com vazamento, cobertura de vulnerabilidades (como rachaduras), instalação de aparelhos de ar condicionado, rebaixamento e troca de teto e redivisão dos espaços com novas divisórias. Ele não soube precisar dados como cronograma, custos e previsão das obras. 

Encaminhamentos

Pedro Bueno afirmou que fará um relatório, juntamente com fotos, mostrando o que foi visto na visita. O documento será apresentado na próxima reunião da comissão, juntamente com “o pedido de atenção especial à demanda dos trabalhadores, daquele profissional da ponta, e que está sofrendo com o descaso por parte da administração pública”, afirmou, acrescentando que aguarda aprovação do colegiado para aprovar visita às outras inspetorias da Guarda Civil Municipal.

Também acompanharam a visita os vereadores Carlos Henrique (PMN) e Juninho Los Hermanos (Avante).

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar as condições de trabalho do Guarda Civil nas Inspetorias - Comissão de Administração Pública