VISITA TÉCNICA

Há um ano interditado para reforma, prédio do Imaco será fiscalizado

Em visita anterior, a PBH informou que a escola voltaria a funcionar ainda em 2018, com retorno de 750 alunos

sexta-feira, 12 Abril, 2019 - 13:00
Escola Municipal Imaco, na Rua Gonçalves Dias, 1188, Bairro Funcionários

IMagem: Google Maps

Fechado há um ano por problemas estruturais, o prédio que abrigava a escola municipal Imaco, no Bairro Funcionários, passa por reformas. A previsão da Secretaria Municipal de Educação, informada em visita técnica ao local, era de que até o fim de 2018 as obras estariam concluídas, e os 750 alunos matriculados no ensino fundamental e de jovens e adultos pudessem retomar as aulas no prédio – o que ainda não aconteceu. As obras serão fiscalizadas em nova visita técnica da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, na terça-feira (16/4), às 14h.

Enquanto isso, os alunos foram transferidos para o prédio da antiga Fafich, no Bairro Santo Antônio. Conforme explica o vereador Gilson Reis (PCdoB), que solicitou a visita, a atividade tem por finalidade verificar o andamento das obras de reforma da escola e se estas estão sendo feitas dentro dos padrões do Desenho Universal.

Foi convidada para a vistoria a diretora do Imaco, Maria de Lourdes Olegário Silva.

Visita anterior

Em visita técnica realizada no dia 5 de junho de 2018, a Comissão apurou que o prédio havia sido interditado há cerca de quatro meses, devido a rachaduras encontradas no ano anterior, podendo voltar a funcionar ainda no ano passado.

Na oportunidade, o principal problema apontado foi o vazamento do hidrômetro de um imóvel vizinho, que poderia estar interferindo na estrutura do prédio. A selagem das fissuras das salas de aula e corredores já havia sido realizada, mas segundo a Secretaria, foi iniciada, à época, uma prospecção, a fim de verificar eventuais comprometimentos, decorrentes do vazamento. Caso isso não fosse comprovado, a previsão era que a escola fosse entregue à Secretaria Municipal de Educação no segundo semestre de 2018, mesmo que, de acordo com a vice-direção, fossem necessárias outras intervenções, para tornar a instituição de ensino adequada ao pleno funcionamento.