MESA DIRETORA

Vereadores de Petrolina (PE) pedem apoio de BH em defesa do Rio São Francisco

Após visita a Brumadinho (MG), para acompanhar os impactos ambientais da queda da barragem da Vale, foram recebidos na CMBH

quinta-feira, 21 Março, 2019 - 19:15
Vereador e vereadora de Petrolina, acompanhados por Jair Di Gregório, caminham por corredor da Câmara

Foto: Karoline Barreto/ CMBH

Principal afluente do Rio São Francisco, que atravessa o estado de Minas Gerais e alcança o estado do Pernambuco (região Nordeste do país), o Rio das Velhas está na rota de diversas barragens de rejeitos de minério, o que tem preocupado ambientalistas em todo o Brasil. Diante dos impactos sociais e ambientais do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), vereadores de Petrolina (PE) visitaram o município e aproveitaram a viagem para conhecer a Câmara Municipal de Belo Horizonte. Recebidos pelo 2º vice-presidente da Casa, vereador Jair Di Gregório (PP), a vereadora Maria Cristina Costa de Carvalho (PT) e o vereador Ronaldo Luiz de Souza (PTB), vice-presidente da Câmara Municipal de Petrolina, elogiaram a estrutura da CMBH e pediram apoio dos parlamentares mineiros na defesa do Rio São Francisco.

O vereador Jair Di Gregório apresentou a organização administrativa da Câmara de BH e alguns dos projetos de lei que considerou mais importantes em tramitação na Casa. Em visita às instalações, os parlamentares pernambucanos conheceram o Núcleo de Cidadania, destacando-se o Posto de Identificação e o Refeitório Popular, assim como os diferentes plenários onde acontecem as reuniões parlamentares. "Agradeço, em nome do povo de Petrolina, a atenção especial que tivemos aqui. Saímos daqui enriquecidos por conhecer o funcionamento e a estrutura da Câmara de BH", pontuou Ronaldo Luiz de Souza.

"Quero agradecer a gentileza de nos receber. Além de ver a estrutura da Câmara de BH, queríamos conhecer a parceria que este Poder Legislativo tem e pode ter com as demais câmaras municipais no país”, pontuou a vereadora Cristina Costa. “Não queremos que aconteça com o Rio São Francisco o que aconteceu com o (Rio) Paraopeba. E este Poder Legislativo tem um compromisso e uma responsabilidade muito grandes. Sabemos que estamos longe, mas o Rio São Francisco nos une. E viemos pedir esse apoio", afirmou a parlamentar.

Representando a Mesa Diretora da Câmara de BH, Jair Di Gregório pontuou que a visita dos pernambucanos “mostra a preocupação dos parlamentos no Brasil de interagir uns com os outros e de pensar, juntos, novas ideias e projetos inovadores”. O 2º vice-presidente reiterou o compromisso dos vereadores da capital mineira com o meio ambiente “diante dessa catástrofe criminosa. Vamos continuar lutando para não permitir que a nossa água seja contaminada”, concluiu, reforçando que a Casa constituiu uma CPI para investigar a segurança das barragens na região metropolitana e seus impactos no abastecimento de água.