REUNIÃO PLENÁRIA

Em balanço à frente da Mesa Diretora, Henrique Braga destacou medidas de austeridade

Corte de gastos com publicidade e redução nos valores de contratos de audiovisual teriam contribuído para equilíbrio das contas

terça-feira, 11 Dezembro, 2018 - 17:15
Vereador Henrique Braga se pronuncia na tribuna

Foto: Karoline Barreto/ CMBH

Após dois anos à frente da presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Henrique Braga (PSDB) apresentou em Plenário, na tarde desta terça-feira (11/12), um breve balanço de sua gestão (2017-2018), destacando as medidas de austeridade que teriam resultado em um saldo positivo nas contas de R$ 102 milhões, que retornaram aos cofres da Prefeitura. O presidente agradeceu o apoio dos colegas e servidores e recebeu o reconhecimento dos parlamentares pelo trabalho exercido. Amanhã (12/12) será realizada a eleição para composição da nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020.

“Agradeço toda a assessoria da Casa que, enquanto estive presidente, prestou todo o apoio para que desenvolvêssemos um trabalho frutífero”, afirmou Henrique Braga, destacando a excelência da equipe de servidores que atua na Câmara. O presidente elogiou também a competência técnica dos novos servidores, recebidos pela Câmara por meio de concurso público realizado no início de 2018, preenchendo 104 vagas em diferentes setores da Casa.

O parlamentar lembrou que assumiu a presidência em momento adverso, em que se questionavam a postura ética e a gestão dos gastos no Legislativo, encontrando um déficit de R$ 28 milhões em caixa. Para equilibrar as contas, o presidente explicou que optou pelo corte integral nas despesas com publicidade, o encerramento do contrato que viabilizava a TV Câmara e a redução nos valores de contratos com outras empresas terceirizadas. Exemplo disso, Braga destacou que o valor inicialmente repassado para a empresa Oversee, responsável pela transmissão ao vivo das reuniões plenárias e de comissões, era de R$ 89 mil, tendo sido reduzido, em nova tomada de preço, para R$ 29 mil.

“Nos últimos dois anos a Câmara não viveu nenhum escândalo. E quando o Legislativo não ocupa as páginas policiais, figura nos cadernos de política, onde é seu lugar”, destacou o vereador Gabriel (PHS), parabenizando Henrique Braga pela condução da presidência. O vereador elogiou a postura firme do presidente diante de supostas pressões para voltar com a verba indenizatória, para destinar verbas publicitárias para grandes jornais e para atender aos interesses do Executivo.

Em perspectiva semelhante, outras vereadoras e vereadores parabenizaram o mandato de Henrique Braga, destacando a abertura para o diálogo, mesmo diante de diferenças políticas, conforme ressaltou Pedro Lula Patrus (PT). Acompanhado por Cida Falabella (Psol) e Gilson Reis (PCdoB), o vereador elogiou a “gestão republicana” do presidente.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.