Em pauta, ocupações no Bairro Granja Werneck, na região Norte de BH
Comissão de Meio Ambiente fez visita ao bairro em outubro e constatou necessidade urgente de contenção de encosta no local
Foto: Bernardo Dias/CMBH
Uma audiência pública sobre ocupação de terra no Bairro Granja Werneck (Região Norte de Belo Horizonte) será realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na próxima terça-feira (16/10), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. No dia 10/10, uma visita técnica foi realizada na região, com a presença dos vereadores Edmar Branco (Avante) e Juliano Lopes (PTC). Membros da comunidade suspeitam de invasão e grilagem de terras.
Durante a visita, os vereadores discutiram sobre as consequências que a ocupação de terras tem trazido para a comunidade do Bairro Granja Werneck. Cerca de oito mil famílias estão assentadas em casas de alvenaria, numa área de aproximadamente cinco milhões de metros quadrados. Em julho último, a PBH demoliu vários imóveis. Líderes comunitários denunciam a atuação de milícias que, supostamente, dariam apoio à apropriação e à comercialização irregular dos terrenos, que seriam de propriedade de terceiros.
Foi detectada, durante o encontro, abertura irregular de via, que liga a Avenida dos Milagres à Rua Monte Ararat, no Conjunto Ribeiro de Abreu/Monte Azul, passando por área de preservação ambiental. Os vereadores solicitaram a realização emergencial de contenção de encosta para evitar deslizamento de terra sobre as casas no local onde começaram a abrir a rua, e a PBH vai fiscalizar a ação.
Lideranças comunitárias temem que a falta de saneamento básico adequado, além do desmatamento indiscriminado e a abertura de ruas sem fiscalização possam prejudicar a comunidade. Ainda segundo eles, as escolas da região estariam abarrotadas e o centro de saúde local, que já teria capacidade irrisória, não seria suficiente para atender a demanda crescente.
A audiência pública foi requerida por Juliano Lopes. São esperados para o encontro o coordenador de Atendimento Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte(URBEL), Claudius Vinícius Leite Pereira; e a secretária da Subsecretaria de Regulação Urbana (SUREG), Maria Fernandes Caldas.
Superintendência de Comunicação Institucional