Em pauta, ocupações no Bairro Granja Werneck, na região Norte de BH

Uma audiência pública sobre ocupação de terra no Bairro Granja Werneck (Região Norte de Belo Horizonte) será realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na próxima terça-feira (16/10), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. No dia 10/10, uma visita técnica foi realizada na região, com a presença dos vereadores Edmar Branco (Avante) e Juliano Lopes (PTC). Membros da comunidade suspeitam de invasão e grilagem de terras.
Durante a visita, os vereadores discutiram sobre as consequências que a ocupação de terras tem trazido para a comunidade do Bairro Granja Werneck. Cerca de oito mil famílias estão assentadas em casas de alvenaria, numa área de aproximadamente cinco milhões de metros quadrados. Em julho último, a PBH demoliu vários imóveis. Líderes comunitários denunciam a atuação de milícias que, supostamente, dariam apoio à apropriação e à comercialização irregular dos terrenos, que seriam de propriedade de terceiros.
Foi detectada, durante o encontro, abertura irregular de via, que liga a Avenida dos Milagres à Rua Monte Ararat, no Conjunto Ribeiro de Abreu/Monte Azul, passando por área de preservação ambiental. Os vereadores solicitaram a realização emergencial de contenção de encosta para evitar deslizamento de terra sobre as casas no local onde começaram a abrir a rua, e a PBH vai fiscalizar a ação.
Lideranças comunitárias temem que a falta de saneamento básico adequado, além do desmatamento indiscriminado e a abertura de ruas sem fiscalização possam prejudicar a comunidade. Ainda segundo eles, as escolas da região estariam abarrotadas e o centro de saúde local, que já teria capacidade irrisória, não seria suficiente para atender a demanda crescente.
A audiência pública foi requerida por Juliano Lopes. São esperados para o encontro o coordenador de Atendimento Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte(URBEL), Claudius Vinícius Leite Pereira; e a secretária da Subsecretaria de Regulação Urbana (SUREG), Maria Fernandes Caldas.
Superintendência de Comunicação Institucional