SISTEMA VIÁRIO

Comunidade cobra revitalização da pista de cooper e do asfalto no Califórnia II

Condições precárias oferecem risco a moradores e usuários; PBH se comprometeu a revitalizar o espaço

sexta-feira, 26 Outubro, 2018 - 13:30

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Buracos, desnivelamento e falta de sinalização adequada são alguns dos problemas enfrentados por quem usa a pista de cooper localizada à Rua Patrício Barbosa, no Bairro Califórnia II, Região Noroeste da capital. A situação foi constatada em visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira (26/10) pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Requerida pelo vereador Wesley Autoescola (PRP), a vistoria foi solicitada após encontro do parlamentar com moradores da região, que também aproveitaram a ocasião para reivindicar a manutenção e o recapeamento de toda a via. Representantes da PBH acompanharam a visita e, após ouvirem críticas e sugestões da população, prometeram revitalizar o espaço.

Vice-presidente da Associação do Bairro Conjunto Califórnia II, Matheus Magno conta que a rua é a mais movimentada do bairro, com um intenso tráfego de veículos, incluindo caminhões e ônibus. As intervenções de tapa-buracos, realizadas ao longo do tempo, causou desnivelamentos e outras avarias no asfalto e na pista de cooper que é anexa à via, trazendo transtornos e insegurança para a população local.

“Essa é uma demanda antiga da população. Precisamos que o asfalto de toda a via seja revitalizado, que a sinalização seja renovada, principalmente da pista de cooper, que é muito utilizada pela população local”, reivindicou Matheus Magno.

Operação tapa-buracos

Representante da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Jamir Nunes Coelho informou que irá solicitar a execução da operação viária de tapa-buracos para recompor o asfalto em toda a extensão da Rua Patrício Barbosa, bem como da pista de cooper. Segundo Coelho, a iniciativa faz parte de um programa permanente desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que busca assegurar a manutenção de vias em todas as regionais da cidade. “Durante o período chuvas, os estragos nas vias são maiores e por isso aumentam as solicitações nos canais de atendimento da PBH”, explicou o gestor. Ele afirmou ainda que a expectativa é que a intervenção na via seja feita em até cinco dias úteis.

Com relação ao recapeamento, o representante da Sudecap informou que a PBH aumentou consideravelmente o investimento em programas de obras de requalificação asfáltica da capital. “Como a Rua Patrício Barbosa é de trânsito intenso, irei solicitar a inclusão da via no cronograma de revitalização da PBH, a fim de oferecer mais mobilidade e segurança para a comunidade e maior fluidez do tráfego de veículos”, concluiu Coelho.

Para Wesley Autoescola, o comprometimento da PBH em sanar demandas de ordem prática representa um avanço para população da região. O parlamentar informou aos moradores que o reforço na sinalização horizontal e vertical da via e da pista de cooper já foi solicitado à Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Wesley Autoescola também se comprometeu a acompanhar, junto à comunidade, o tratamento das solicitações e o andamento das intervenções previstas.

Visita técnica para verificar as condições da pista de cooper existente na Rua Patrício Barbosa,  número 173,  Bairro Califórnia - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo