LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA

Reajuste de servidores municipais obtém parecer favorável

Planos de carreira de ACEs e ACSs e Guarda Municipal também foram considerados constitucionais; cinco PLs têm a redação final aprovada

segunda-feira, 3 Setembro, 2018 - 20:30
28ª reunião da Comissão de Legislação e Jusatiça, em 3 de setembro de 2018

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Sob aplausos de servidores que acompanharam a reunião, a Comissão de Legislação e Justiça aprovou nesta segunda-feira (3/9), em 1º turno, os pareceres favoráveis dos relatores a três projetos de lei do Executivo que concedem reajuste à categoria e estabelecem planos de carreira nos setores de saúde e segurança. Em 2º turno, foram apreciadas as emendas ao PL que institui o Regime de Previdência Complementar e ao que destina recursos da alienação de imóveis públicos ao Orçamento Participativo e Fundo Municipal de Habitação. De autoria parlamentar, propostas voltadas à saúde e bem estar dos professores e a prorrogação da licença-paternidade tiveram a redação final aprovada e seguem para sanção ou veto do prefeito.

Em 1º turno, recebeu parecer pela constitucionalidade e legalidade na CLJ o PL 625/18, encaminhado em julho pelo Executivo, que concede reajustes remuneratórios aos servidores e empregados públicos da administração direta e indireta do Poder Executivo.  Apesar de garantido por lei, o reajuste só pode ser concedido mediante aprovação do Legislativo. A proposta prevê o reajuste de 2.43% para os vencimentos-base e os salários-base de cargos e empregos, abonos e gratificações, além da criação de cargos, equiparações de vencimentos e revisão dos valores do vale-alimentação e vale-lanche. O impacto financeiro das medidas é estimado em R$ 26.432.553,20.

Guardas Municipais, ACEs e ACSs

Também foram comemorados por representantes das categorias a aprovação dos PLs 623/18 e 624/18, que dispõem, respectivamente, sobre o plano de carreira dos servidores da área de atividades de segurança pública que atuam na Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte e dos ocupantes dos empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate a Endemias (ACE). O primeiro estabelece a tabela de vencimentos, fixando o quantitativo total de vagas, a estrutura da carreira e as atribuições específicas de cada posto hierárquico; e determina jornada de 40 horas semanais, em turno diurno e noturno, inclusive em finais de semana e feriados, com a possibilidade compensação de horários; as etapas mínimas do concurso público de ingresso na carreira; a realização de curso de formação e a exigência de Ensino Médio completo.

O segundo, por sua vez, estende aos ACEs e ACSs as regras já praticadas aos demais servidores da carreira da saúde, de forma a promover a valorização dos profissionais. Para o ingresso nas duas categorias, passa a ser exigido o ensino médio e a aprovação em curso introdutório de formação; a jornada de trabalho será de 40h semanais e a progressão profissional será concedida por escolaridade, tempo de exercício da função e avaliação de desempenho.

De acordo com a Prefeitura, ambas as propostas resultaram de amplas discussões entre os representantes da categoria, as secretarias pertinentes, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (SINDIBEL) e a Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Belo Horizonte (SUGESP).

Previdência Complementar e recursos para OP e habitação

Outros dois projetos de lei do Executivo tiveram as emendas apreciadas em 2º turno pela comissão. Referentes ao PL 556/18, que institui o Regime de Previdência Complementar para os servidores titulares de cargo efetivo no âmbito da administração direta dos Poderes Executivo e Legislativo do Município, de suas autarquias e fundações, e fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões de que trata o art. 40 da Constituição Federal, receberam pareceres favoráveis as emendas substitutivas nº 1, de Reinaldo Gomes (MDB), nº 2, de Mateus Simões (Novo), e nº 3, de Gabriel (PHS). Já a emenda nº 4, também de Gabriel (PHS), recebeu parecer pela inconstitucionalidade.

O PL 413/17, que autoriza a alienação do imóvel público localizado na Avenida do Contorno nº 9.090, destinando 60% dos recursos ao Fundo Municipal de Habitação Popular e às obras do Orçamento Participativo (OP) e o restante em outros investimentos públicos, teve aprovadas as emendas aditivas n° 1 e n° 2, assinadas pela bancada do PT, e as emendas substitutivas nº 3 e nº 4, da bancada do Psol, que estabelecem critérios para a destinação dos referidos recursos.

Licença-paternidade e saúde dos professores

Beneficiando toda a classe dos servidores municipais e suas famílias, foi aprovada a redação final do PL 2030/16, de autoria parlamentar, que propõe a  prorrogação de 15 (quinze) dias, da Licença-Paternidade, além dos 5 (cinco) já previstos na legislação municipal, também aplicável a quem adotar ou obtiver guarda judicial para adoção de criança de até 12 (doze) anos, sendo vedado o exercício de atividade remunerada durante o período. O servidor que já estiver em gozo do benefício poderá solicitar a prorrogação imediata da licença. Voltados à saúde e ao bem-estar dos professores da rede de ensino municipal, foram aprovadas as redações finais do PL 435/17, que propõe a avaliação periódica dos profissionais que atuam nas escolas para uma análise das suas condições emocionais, físicas e psíquicas; e do PL 156/17, que institui o Programa Municipal de Saúde Vocal e Auditiva dos professores da Rede Municipal de Ensino.

Também encerram a tramitação na Casa o PL 308/17, que disciplina a utilização de caçambas destinadas à coleta de entulhos, terra e limpeza de fossas e caixas de gordura nos logradouros públicos; e do PL 88/17, de Pedro Bueno (Pode), que obriga a Prefeitura a informar o Legislativo sobre as alterações nas tarifas do Serviço de Transporte Público de Passageiros com antecedência mínima de 20 dias, divulgando amplamente para a população os critérios observados para o reajuste tarifário.

As redações finais, que incorporam as emendas aprovadas juntamente com os projetos originais, terão prazo de dois dias para o recebimento de eventuais emendas de redação; em seguida, as proposições serão encaminhadas à sanção ou veto do prefeito Alexandre Kalil.

Outras propostas aprovadas

De autoria parlamentar, foram apreciados ainda em 2º turno o PL 322/17, que institui o título Empresa Amiga do Idoso, que teve aprovadas as emendas nº 1 e nº 2; o PL 411/17, que dispõe sobre a utilização de faixas e corredores exclusivos de ônibus por vans e ônibus escolares, cuja emenda nº 2 veda o embarque e desembarque de passageiros nessas faixas; e as emendas nº 1 e n º 2 ao PL 524/18, que autoriza o Executivo a firmar convênios para combater o uso de drogas ilícitas no âmbito do Município de Belo Horizonte.

Em 1º turno, receberam o aval da CLJ os PLs 620/18, de Irlan Melo (PR), que autoriza a celebração de convênios com clínicas médicas visando a implantação do Programa Meia Consulta junto aos pacientes hipossuficientes do Município; e 629/18, que determina a aplicação de multa pecuniária para desperdício de água no município.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.

28ª Reunião Ordinária - Comissão de Legislação e Justiça