UPA Leste é qualificada como modelo de serviço a ser seguido pelo Município

A unidade atende cerca de 500 pacientes por dia. Novo projeto pretende reduzir o tempo de espera dos pacientes de menor urgência

sexta-feira, 20 Julho, 2018 - 15:45
vereador visita berçário da UPA, acompanhado de servidores e gestores da unidade

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Com o objetivo de fiscalizar e avaliar os serviços prestados aos pacientes, a Comissão de Saúde e Saneamento realizou, nesta sexta-feira (20/7), visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, localizada no Bairro Esplanada (regional Leste da capital). Requerente da atividade, o vereador Hélio da Farmácia (PHS) percorreu as instalações e conversou com funcionários e usuários da unidade, ocasião em que foi verificada a qualidade da estrutura e do atendimento aos usuários. O parlamentar informou que vai encaminhar relatório ao Executivo, sugerindo que a UPA Leste seja referenciada como modelo de gestão e excelência a ser seguido pelo Município.

Instalada há cerca de dois anos, com uma área construída de mais de 2 mil m², a UPA Leste possui, em seus dois andares, nove consultórios médicos, farmácia, sala de coleta para exames, salas de enfermagem e duas salas de espera internas. A equipe médica é composta por clínicos, pediatras, cirurgião, equipes de enfermeiros, ortopedistas, bioquímicos e técnicos de laboratório. A unidade possui raio-X com imagem digital, e a sala de emergência tem capacidade de atendimento simultâneo para até quatro pacientes graves. O abastecimento de medicamentos gira em torno 95% e não há registros de atrasos na reposição.

Atualmente, cerca de 500 pacientes são atendidos por dia na UPA Leste. De acordo com o coordenador médico, Rodolfo V. Jardim, a unidade atende parte da demanda de outros municípios vizinhos, como é o caso de Sabará. “Como não é solicitado comprovante de endereço, os usuários buscam atendimento na unidade, e a eficiência dos serviços prestados faz aumentar o índice de procura por pacientes de cidades próximas", conta o gestor.

Redução das filas de espera

Prestes a ser implantada na UPA Leste, o Fast Track (ou “via rápida”) tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera dos pacientes classificados com a cor verde na escala Manchester, que são considerados pouco urgentes. A prática consiste em dividir os espaços e as equipes que atendem esses pacientes enviando-os para um local separado e sinalizado.

De acordo com o gerente da unidade, Henrique Timo, as obras para implantação do Fast Track estão previstas para serem entregues até o final de agosto. “Este novo método de atendimento visa, além da diminuição do tempo de espera, à menor frequência de superlotação nos corredores e nas salas de espera da unidade”, explicou o gestor, ao informar que, no município, somente a UPA Odilon Behrens possui esta metodologia.

Atenção Domiciliar

Por meio do Serviço da Atenção Domiciliar, os pacientes da UPA Leste que demandam cuidados de complexidade intermediária, ou seja, que não necessitam de internação hospitalar, mas precisam de cuidados especiais, recebem o atendimento da Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (Emad). A equipe, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos fazem visitas periódicas aos pacientes, realizam os tratamentos necessários, disponibilizam medicamentos, exames e curativos. Dentre os principais benefícios para os pacientes estão a humanização do atendimento e a redução dos riscos de infecções e complicações hospitalares.

Hélio da Farmácia informou que um relatório com os principais pontos observados durante a visita será encaminhado ao Poder Executivo. O parlamentar disse estar satisfeito com a estrutura, o atendimento e o comprometimento da equipe e vai recomendar, inclusive, que a UPA Leste seja referenciada como um modelo a ser seguido pelas demais UPAs do município.

As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições  em função da legislação eleitoral.

Visita técnica para fiscalizar e verificar as condições de funcionamento geral da UPA Leste, a fim de levar à Secretaria Municipal de Saúde - Comissão de Saúde e Saneamento