AUDIÊNCIA PÚBLICA

Regras sobre ensaios e trajetos dos blocos de rua entrarão em debate na Câmara

Crescimento do número de participantes demanda maior apoio do poder público, antes e durante o carnaval

segunda-feira, 18 Junho, 2018 - 16:30
Blocos de rua reúnem milhões de foliões no carnaval de BH

Foto: Nathalia Torres/Acervo Belotur

Reconhecido cada vez mais como uma das maiores festas populares do Brasil, o Carnaval de BH é caracterizado principalmente pelas centenas blocos de rua, que percorrem diversos bairros da cidade. Para garantir o sucesso do evento e a segurança e bem estar dos participantes, no entanto, faz-se necessário o suporte adequado do poder público, antes e durante sua realização. No intuito de promover o diálogo entre os organizadores e os órgãos envolvidos, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realiza audiência pública na próxima quinta-feira (21/6). Requerida por Gilson Lula Reis (PCdoB) e aberta à participação de qualquer cidadão interessado, a discussão terá início às 19h, no plenário Helvécio Arantes.

Nos últimos anos, o carnaval de BH vem apresentando um expressivo crescimento, reunindo quase quatro milhões de pessoas em sua última edição. Principais atrações da festa, os blocos de rua realizam ensaios e eventos pré-carnavalescos, que atraem um numero cada vez maior de foliões de dentro e fora da capital. De acordo com organizadores, a falta de regulamentação e de um suporte adequado do poder público, como banheiros químicos, lixeiras e policiamento tem prejudicado a preparação dos músicos e foliões, comprometendo a qualidade e o potencial turístico desses eventos. Em 2017, foram registrados ensaios de blocos que acabaram em pancadaria e acúmulo de sujeira nos logradouros públicos, prejudicando moradores e participantes. Outra preocupação dos carnavalescos diz respeito ao trajeto dos cortejos, cuja definição inadequada acaba trazendo problemas à organização, planejamento e divulgação; no Carnaval de 2018, vários blocos precisaram alterar suas rotas a poucos dias do desfile. 

“Grande espetáculo”

Para discutir esses temas e buscar formas de corrigir as deficiências apontadas, proporcionando cada vez mais sucesso e atratividade à festa popular, o vereador Gilson Lula Reis (PCdoB) solicitou a realização de um debate público na comissão temática pertinente, que reunirá os interessados e os diferentes órgãos envolvidos. "É preciso discutir medidas para garantir a consolidação do carnaval e aperfeiçoar aspectos como os ensaios e a definição de trajeto dos blocos, pois além de movimentar a economia de rua eles são fundamentais para a realização de um grande espetáculo na cidade", declarou o parlamentar. 

Para a audiência, foram convidadas lideranças dos blocos de rua de Belo Horizonte e representantes da Empresa  Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), das secretarias Estadual e Municipal de Cultura, do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar. O encontro é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional