SISTEMA VIÁRIO

Passageiros e comerciantes reclamam de desativação de ponto na Av. Amazonas

Em visita técnica, BHTrans informou que o objetivo é melhorar a fluidez do transito; comissão vai mediar debates para mitigar impactos

sexta-feira, 6 Abril, 2018 - 12:30

Foto: Karoline Barreto / CMBH

A desativação de um ponto de ônibus localizado na Avenida Amazonas, no Bairro Gutierrez, tem sido motivo de reclamação para os comerciantes locais e usuários do transporte público. A alteração, que segundo relatos estaria causando prejuízos e transtornos para as partes, foi conferida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, na manhã desta sexta-feira (6/4). Requerente da atividade, o vereador Jair di Gregório informou que vai agendar, em conjunto com Álvaro Damião (PSB), uma reunião com a BHTrans e o Executivo, no intuiro de propor medidas para tentar minimizar os impactos provocados pela extinção do ponto de embarque.

No último dia 20/3, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) comunicou, no Portal da PBH, a realização de diversos ajustes na distribuição de dezenas de linhas do transporte coletivo que trafegam na Avenida Amazonas, na altura do Bairro Gutierrez. Entre elas, está a extinção do ponto localizado entre a Avenida Francisco Sá e a Rua Thompson Flores, e o remanejamento das linhas para outros cinco pontos próximos, sendo dois novos e três já existentes.

De acordo com o comerciante Daniel Athos, a extinção do ponto de ônibus, que era localizado em frente ao seu estabelecimento, fez com que a movimentação de pessoas e a quantidade de vendas diminuíssem. “A mudança afeta não só o meu comércio, mas também o de todos do entorno. Com esta crise, em pouco tempo vamos ter que fechar as portas, porque nossa clientela é toda de pessoas que ficavam aguardando os coletivos”, desabafou o comerciante.

Conforme relatado pelos usuários, a desativação do ponto de embarque e desembarque os obrigam a se deslocar por pelo menos 400 metros para alcançar os novos pontos. Ainda de acordo com os usuários, não foi afixada nenhuma faixa indicativa para informar sobre a desativação e o manejo do ponto para outro local, provocando desorientação entre os passageiros.

BHTrans

Gerente da BHTrans, Anderson Leal explicou foi realizado, em conjunto com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras públicas (Setop), um estudo da Av. Amazonas, sobre o grau de saturação dos pontos de ônibus entre a Rua Conde Pereira Carneiro até a Praça Raul Soares. Neste trajeto, foram detectados que vários pontos estavam com a saturação alta, o que provocou uma redistribuição de várias linhas, de acordo com o seu destino. “Somente neste ponto, questionado pelos usuários e comerciantes, mais de 90 linhas de ônibus municipais e metropolitanas realizavam parada”, informou Leal.

Ainda de acordo com a BHTrans, o principal objetivo do manejo é melhorar a fluidez do transito e desafogar as conversões, principalmente aquelas que são efetuadas na Avenida do Contorno, ocasionando maior organização e segurança para os usuários do transporte coletivo.  Ainda segundo a BHTrans, a proposta também inclui a implantação de faixas exclusivas para os coletivos.

Encaminhamento

Como forma de propor medidas para tentar minimizar os transtornos e prejuízos causados aos passageiros e comerciantes, Jair di Gregório informou que vai agendar, em conjunto com o vereador Álvaro Damião (PSB), uma reunião com a PBH e a BHTrans.

[flickr-photoset:id=72157692214871962,size=s]