ESPORTE E LAZER

Comunidade do Mariano de Abreu cobra requalificação de equipamentos esportivos

Campo de futebol, quadra de basquete e área de lazer integram complexo, que estaria sofrendo há anos com deterioração

terça-feira, 10 Abril, 2018 - 15:45

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Gramado desnivelado, tubulações de drenagem comprometidas e falta de iluminação são alguns dos problemas enfrentados por quem usa o campo de futebol Mariano de Abreu. A situação foi constatada em visita técnica realizada na manhã desta terça-feira (10/4) pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Requerida pelo vereador Claudio da Drogaria Duarte (PSL), vistoria foi solicitada após encontro do parlamentar com moradores do entorno, que denunciaram abandono do complexo de lazer. Representantes da PBH acompanharam visita e, após ouvirem críticas e sugestões da população, prometeram revitalizar espaço.

Complexo abandonado

O campo de futebol Mariano de Abreu atualmente é um dos únicos equipamentos de lazer que atendem moradores do bairro. A sistuação de abandono, contudo, dificulta o uso do espaço. De acordo com organizadores dos campeonatos realizados no campo, a realização das partidas estaria sendo dificultada pela falta de nivelação do gramado, pelas depredação dos vestiários, pela falta de iluminação e pelo comprometimento do sistema de drenagem.

Os problemas,a além disso, estariam ultrapassando os gramados e se estendendo a outras áreas que integram o complexo, como uma quadra de basquete, que hoje se encontra interditada.  O equipamento, que foi fechado em decorrência do risco de deslizamento da pedreira situada às margens do espaço (foto abaixo), atualmente conta com um galinheiro construído pelos próprios moradores, na intenção de acabar com os escorpiões surgidos na área em virtude de deficências na limpeza urbana e do acúmulo de detritos descartados indevidamente.

Revitalização

Após averiguar as solicitações, a gerente de Infraestrutura Leste, representando a Diretoria de Operações da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Maria Consuelita Oliveira, reiterou o compromisso da pasta em assistir à comunidade, afirmando que a manutenção corretiva é feita rotineiramente. De acordo com ela, ações imediatas como a desobstrução dos túbulos de drenagem, a melhoria da parte elétrica e do patrulhamento preventidos serão encaminhadas em dialogo com os órgãos competentes.

Consuelita Oliveira também frisou o papel que a vizinhança desempenha na preservação do equipamento e disse ser primordial que a comunidade reconheça os limites entre o ambiente público e o ambiente privado. Segundo ela, é inadequada a construção de um galinheiro no local, assim como a realização de outras obras particulares.

Interdição

Em relação à quadra de basquete, Consuelita Oliveira afirmou que armações de concreto foram instaladas no local para evitar que pessoas utilizassem um espaço que pode ser afetado por eventuais deslizamentos. Segundo a gerente, a desinterdição só será feita pela pasta quando os riscos forem eliminados.

As obras de contenção da pedreira estariam previstas no programa PAC Encostas, porém após o seu início, uma decisão técnica da Sudecap de reavaliar o projeto fez com que as atividades fossem suspensas. A possível retomada das intervenções vem sendo discutida e a expectativa é que até o fim do ano novo um projeto seja elaborado.

Para Claudio da Drogaria Duarte, o comprometimento da PBH em sanar demandas de ordem prática representa uma avanço para população do Mariano de Abreu. O parlamentar se comprometou ainda a acompanhar o tratamento das solicitações e o andamento das intervenções previstas.

[flickr-photoset:id=72157667650297598,size=s]