ANIVERSÁRIO DE BH

Cidade ganhará reabertura de Refeitório Popular na Câmara

Inaugurado em 2004, local foi fechado em junho de 2016 por decisão do então prefeito. Também serão entregues as obras de restaurante interno

terça-feira, 5 Dezembro, 2017 - 19:30

Foto: Portal PBH

O Refeitório Popular da Câmara de BH volta a funcionar no próximo dia 12 de dezembro. Com a retomada das atividades, mais de seis mil almoços poderão ser servidos por semana, sempre com preços populares e alta qualidade. Na data, às 9h, o presidente da Casa, vereador Henrique Braga (PSDB), participa da cerimônia de reinauguração da unidade, que passou por melhorias em suas instalações sanitárias, rede hidráulica, sistema de ventilação e área de manejo das bandejas da cozinha. O evento também marca o encerramento da reforma do restaurante interno e a entrega das novas instalações para a empresa licitada para a prestação de serviços. A expectativa é que até 1º de fevereiro, como a retomada das atividades legislativas após o recesso parlamentar, o restaurante e a lanchonete já estejam em pleno funcionamento.

Como explica o vereador Orlei (Avante), 1º vice-presidente da Câmara, a reabertura do Refeitório Popular João Bosco Murta Lages, que integra a rede de restaurantes populares do município, contribui para fortalecer a política de segurança alimentar em BH. A unidade terá capacidade para oferecer até 1.250 refeições por dia, no horário do almoço, a um custo de apenas R$ 3,00 por pessoa. “Com o retorno do funcionamento, volta-se a atender quem frequenta a região e depende desse serviço, como a população mais vulnerável e as famílias que acompanham parentes nos hospitais vizinhos”, destacou o parlamentar. Oura novidade é que a requalificação do espaço melhorou o ambiente de trabalho das equipes que mantém o restaurante em funcionamento, uma antiga reivindicação da categoria. “Vai ter mais espaço para o serviço, novos equipamentos e cozinha reformada”, completou Orlei.

Segundo o diretor-geral da Casa, Saulo Carvalho, as melhorias também trazem mais conforto para os usuários, com a instalação de lavatórios na área externa, nova pista para disposição dos alimentos, melhor ventilação e acomodações de qualidade para receber quem almoça no local.

O refeitório popular integra a rede se serviços oferecidos pelo Núcleo de Cidadania da Câmara, e é mantido em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional.

Restaurante Heleno de Oliveira

As obras do Restaurante Heleno de Oliveira, que fica na parte interna da Câmara, também serão entregues no dia 12 de dezembro. Fora de atividade desde outubro de 2015, o espaço passou por reformas substanciais. A proposta é que, na data, a empresa licitada para a prestação dos serviços assuma a gestão do negócio e que, até o dia 1º de fevereiro, o restaurantes já esteja em funcionamento, tanto durante os almoços quanto para o serviço de lanchonete.

De acordo com Saulo Carvalho, as intervenções de requalificação do ambiente criam melhores condições de atendimento para quem trabalha ou frequenta a Câmara. “Houve melhorias na iluminação, na climatização e tratamento acústico para deixar o espaço mais confortável para usuário”, afirmou o gestor. No curso das obras, além disso, foram feitas intervenções para adaptar os banheiros às normas de acessibilidade, bem como mudanças que transformaram o espaço, como a inserção de pistas e balcões melhor adaptados para a prestação dos serviços.

Outra mudança bastante esperada diz respeito à qualidade dos alimentos. Segundo Saulo Carvalho, edital de licitação para conceder o direito de exploração do restaurante incluiu uma série de exigências para garantir que os usuários tenham acesso a lanches e refeições variadas. “Tanto no almoço quanto nos serviços da lanchonete vai ser possível perceber uma clara melhora. Os aspectos sanitários e de higiene também seguirão padrões rígidos”, afirmou.

A política de custos, além disso, foi pensada de modo a não onerar quem trabalha e frequenta na casa. “Para definir os preços, tomamos como referência o valor médio do vale-alimentação do servidor”, explicou o diretor-geral, destacando que a administração da Casa buscou assegurar, já no processo licitatório, o alcance de preços justos pelo serviço.