CENTROS DE SAÚDE

Unidade no Grajaú não comporta atendimento dos 45 mil usuários cadastrados

C.S. São Jorge tem estrutura precária e falta de espaço; comunidade aguarda construção de duas novas unidades já conquistadas no OP

quarta-feira, 29 Novembro, 2017 - 14:30

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Falta de espaço físico, de medicamentos e de pessoal foram problemas constatados pela Comissão de Saúde e Saneamento, em visita técnica realizada ao Centro de Saúde São Jorge, localizado no Bairro Grajaú, Região Oeste da capital, nesta quarta-feira (29/11). Requerente da atividade, o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN) ouviu as demandas da comunidade, que aguarda há vários anos pela construção de duas novas unidades na região. Relatório será encaminhado à PBH e à Secretaria Municipal de Saúde.

Com mais de 45 mil usuários cadastrados, o Centro de Saúde São Jorge possui quatro equipes de Programa de Saúde da Família (PSF), e chega a realizar até 500 atendimentos por dia. Entre os principais problemas apontados pela comunidade estão a falta de estrutura adequada e o espaço físico reduzido, além da insuficiência de profissionais para atender a grande demanda.

Também foi informado pelos usuários que, não raramente, faltam medicamentos, e a fila de espera para marcação de consultas e exames é bastante demorada. “O atendimento aqui é muito precário e a gerente da unidade está constantemente de licença, deixando a comunidade sem ter a quem recorrer. Estou há cerca de um ano tentando agendar alguns exames e não consigo”, desabafou o paciente Guilherme de Almeida Vaz.

Novas unidades

De acordo com a presidente da Comissão Local de Saúde, Silvia Ironiz Torres, há anos os moradores vêm lutando pela construção dos Centros de Saúde São Jorge I e II, previstos desde as gestões anteriores da Prefeitura, com recursos conquistados pelo Orçamento Participativo e por parcerias público-privadas (PPPs).

Representante da Diretoria Regional de Saúde Oeste, Alessandra Miranda informou que os espaços onde serão construídos os dois novos centros de saúde já estão definidos. No entanto, apesar de já existirem os projetos de edificações, não existe nenhuma previsão para o início das obras.

Encaminhamentos

Durante a visita, a comitiva aproveitou a oportunidade para conhecer os dois terrenos da PBH onde estão previstas as construções dos Centros de Saúde São Jorge I e II. Cláudio da Drogaria Duarte reconheceu a necessidade de novas unidades para atender a região, afirmando que o espaço físico reduzido do atual equipamento não atende a demanda da comunidade e nem permite o aumento da equipe de profissionais.

O parlamentar ainda informou que a comissão vai encaminhar relatório à PBH e à Secretaria Municipal de Saúde, indicando as principais carências levantadas, além de questionar aos órgãos se existe um cronograma com a previsão de construção dos novos centros de saúde.

[flickr-photoset:id=72157687865160152,size=s]