VISITA TÉCNICA

Moradores da Vila Acaba Mundo pedem revitalização de córregos que passam pela comunidade

Comunidade teme que acúmulo de rejeitos nos cursos d'água cause inundações e prejuízos para a região, principalmente na época de chuvas

terça-feira, 24 Outubro, 2017 - 18:45
Vila Acaba Mundo

Foto: Pedro Veríssimo / Portal PBH

Moradores da Vila Acaba Mundo, Região Centro-sul da capital, denunciam que os Córregos Carvalho e Desenganos, que passam pela comunidade, estão sujos, com lixo e entulho acumulados, colocando em risco a população local. Para averiguar a situação, a Comissão de Saúde e Saneamento, por requerimento do vereador Pedro Patrus (PT), realizará visita técnica à área, nesta quinta-feira (26/10), às 9h30, acompanhada de representantes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

Uma das preocupações da comunidade é que, no período chuvoso, o acúmulo de rejeitos nos cursos d’água cause inundações e prejuízos para a região. Pedro Patrus quer que a SLU e a Urbel tomem ciência da situação e executem as intervenções necessárias para solucionar o problema.

A Prefeitura vem desenvolvendo obras de recuperação estrutural da galeria do Córrego Acaba Mundo, que possui 3,5 km de extensão, começando na Praça JK, na Avenida Bandeirantes, e indo até o Parque Municipal, na Avenida Afonso Pena. Os serviços preveem a recuperação das paredes, pisos e tetos da galeria do córrego que, com o passar dos anos, sofreram danos causados pelo constante fluxo de água, esgoto e gases no interior da estrutura. Apesar de realizar intervenções na galeria da sub-bacia Acaba Mundo, localizada na parte formal da cidade, os trechos não canalizados, localizados na vila de mesmo nome se encontram em condições que geram preocupação entre moradores e especialistas. O que Pedro Patrus deseja com a visita técnica é que a PBH dê atenção não apenas aos trechos canalizados das áreas da cidade com alto valor comercial, como Sion, Anchieta e Centro, mas também aos córregos localizados na comunidade, que é composta por centenas de famílias, majoritariamente em situação de vulnerabilidade social.

Superintendência de Comunicação Institucional