VISITA TÉCNICA

Comissão de Saúde vai vistoriar Centro de Reabilitação Venda Nova

O objetivo é conferir as condições estruturais e os serviços prestados no equipamento, inaugurado em dezembro de 2016

segunda-feira, 25 Setembro, 2017 - 15:00
Creab Venda Nova

Foto: Google Street View

Por solicitação do vereador Flávio dos Santos (Pode), a Comissão de Saúde e Saneamento realizará na próxima quarta-feira (27/9) visita técnica ao Centro de Reabilitação de Venda Nova (Creab), com a finalidade de verificar as condições estruturais e de funcionamento da unidade. Na ocasião, além de percorrer as dependências do equipamento, os vereadores vão ouvir servidores e usuários sobre as condições de atendimento e os serviços prestados. A atividade terá início às 9h, na Rua Elce Ribeiro, s/n°, no Bairro São João Batista, e deverá ser acompanhada por representantes da Administração Municipal.

Voltado a pessoas com deficiência ou que precisam de tratamento em reabilitação, o Centro de Reabilitação Venda Nova foi inaugurado em dezembro de 2016. Os serviços oferecidos no local incluem, entre outros, avaliação de pacientes pós-traumáticos e pós-operatórios, tratamento clínico especializado, acompanhamento individual e familiar e prevenção de deformidades, feito por profissionais das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Assistência Social, Psicologia e Enfermagem.

Atendendo inicialmente cerca de 300 pessoas por mês, a unidade prevê, em sua capacidade total, o atendimento de até mil pacientes no mesmo período. O público-alvo do Creab são pessoas com deficiência física ou intelectual, como recém-nascidos de risco ou com deficiência estabelecida; crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiências físicas ou intelectuais; acompanhamento pós-alta hospitalar; pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Traumatismo Crânio Encefálico e quadros pós-operatórios recentes que possam ser atendidos em ambulatório.

Segundo informações da prefeitura, o equipamento, que custou R$ 6,17 milhões aos cofres municipais, dispõe de 13 consultórios e de três ginásios para atender a comunidade. No primeiro andar, são oferecidas salas de hidroterapia e fisioterapia, atendimento cardiorrespiratório, laboratórios de órtese e prótese, neurologia infantil, neurologia adulta, terapia ocupacional e vestiários com acessibilidade aos pacientes. O segundo pavimento dispõe de almoxarifado, salas administrativas, copa-refeitório, terraço para descanso e de vestiários masculino e feminino para os funcionários.

Capital e interior

Além dos serviços de reabilitação acima citados, os Creabs da Rede SUS-BH oferecem à população o setor de nutrição. O encaminhamento dos pacientes é feito por meio dos centros de saúde e demais unidades da rede complementar. Além do Creab Venda Nova, o município conta com as unidades Centro-Sul, que recebe usuários das regiões Centro-Sul, Barreiro, Norte e Pampulha; Leste, que atende pacientes das regiões Leste e Nordeste; e Noroeste, referência para pacientes das regiões Noroeste e Oeste. Além disso, todas as unidades recebem pacientes de outros 113 municípios do estado para concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.