RISCO DE ACIDENTES

Ponto final da linha 9250 atrapalha visibilidade de veículos no São Geraldo

Moradores temem acidentes no local; BHTrans orientou os operadores e garantiu que serão monitorados

quinta-feira, 31 Agosto, 2017 - 17:30

Foto: Ramon Damasio / CMBH

A localização do ponto final da linha de ônibus 9250, instalado no Bairro São Geraldo, Região Leste da capital, tem causado vários riscos de acidentes de trânsito, preocupando pedestres e motoristas que circulam pela região. A pedido dos moradores, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transportes e Sistema Viário realizou visita técnica ao local, na manhã desta quinta-feira (31/8). O requerente da atividade, vereador Carlos Henrique (PMN), ouviu as queixas da comunidade e solicitou providências à BHTrans, que orientou os operadores dos coletivos, e ainda garantiu à comunidade que haverá um monitoramento constante.

O problema acontece no cruzamento entre a Avenida Itaite e a Rua Mangaratiba. Morador do Bairro São Geraldo, Alessandro Istvan conta que o ponto final da linha 9250, instalado próximo à esquina onde as vias se cruzam, tem dificultado a visão dos motoristas e pedestres, favorecendo sérios riscos de acidentes. “Têm dias em que chegam a ficar até cinco ônibus parados no local, atrapalhando ainda mais a visão de que quem está trafegando pelo cruzamento”, protestou Istvan.

Outra medida sugerida pela comunidade é o deslocamento do ponto final da linha para outra avenida do bairro, mais ampla e com tráfego menos intenso. “Este ponto é muito usado, e o trânsito de veículos é carregado, principalmente no início da manhã, quando os moradores saem para trabalhar e as crianças estão indo para a escola", alertam os moradores.

Providências

Constatando a veracidade dos fatos, Carlos Henrique solicitou aos representantes da BHTrans a possibilidade de recuo da placa indicativa do limite de parada dos coletivos, a fim de evitar acidentes entre os veículos que trafegam pelas vias do entorno. O vereador pontuou que “a medida seria emergencial e de extrema importância, já que a falta de visibilidade provocada pela parada dos coletivos coloca a segurança dos moradores em risco”.

Gerente de ação da Regional Nordeste e Leste da BHTrans, Robson José instruiu aos operadores de ônibus da linha a recuarem ao máximo da placa de sinalização, instalada a cinco metros da esquina, conforme previsto no Código de Trânsito. O gerente também garantiu aos moradores que haverá um monitoramento constante, como forma de apurar se as recomendações estão sendo seguidas, e, caso contrário, será feita uma análise de readequação das placas de sinalização do ponto final da linha.

[flickr-photoset:id=72157684724087462,size=s]