CENTROS DE SAÚDE

Parlamentares realizam visita técnica a três equipamentos na Região do Barreiro

Falta de segurança e manutenção foram os principais problemas apontados; já a qualidade dos serviços foi elogiada

quinta-feira, 3 Agosto, 2017 - 16:45

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A Comissão de Saúde e Saneamento realizou, na manhã desta quinta-feira (3/8), visita técnica a três centros de saúde na Região do Barreiro: Urucuia, Miramar e Barreiro. O trabalho é parte da rotina do colegiado e tem o objetivo de conhecer de perto a estrutura e a qualidade dos atendimentos aos usuários. Autores do requerimento para a atividade, os vereadores Hélio da Farmácia (PHS) e Juliano Lopes (PTC) registraram as demandas estruturais e de recursos humanos e elogiaram o serviço realizado pelos gerentes das unidades. Relatório com as principais necessidades apuradas será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde e à PBH.

C.S. Urucuia

Conforme relatou a gerente do C. S. Urucuia, Maria das Dores Martins, a unidade possui cinco equipes do Programa Saúde da Família com clínicos, pediatras e ginecologistas. O centro possui ainda uma equipe de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), entre eles de controle de zoonoses, saúde mental e serviço social. Com 23 mil usuários cadastrados e 95 profissionais, o C. S. Urucuia realiza cerca de 300 atendimentos por dia, incluindo coleta e exames de eletrocardiograma.

A falta de segurança foi o ponto central destacado pelos funcionários e usuários. Sem porteiro e sem a presença, mesmo que intermitente, da Guarda Municipal, funcionários se queixam da constante sensação de vulnerabilidade. Outra necessidade apontada pela gestora da unidade é com relação à instalação de toldos e/ou coberturas nas áreas externas de transição.

C.S. Miramar

Em relação ao Centro de Saúde Miramar, a principal queixa de funcionários e usuários diz respeito ao espaço físico reduzido. Segundo a gerente da unidade, Dalva Amaral, a equipe é completa, mas o tamanho da unidade é insuficiente para atender os 19 mil usuários cadastrados, além da população flutuante, que inclui trabalhadores locais e pessoas em situação de rua.

O equipamento possui profissionais da equipe de zoonoses, dentistas, cinco equipes de profissionais da saúde da família, um ginecologista, um clínico geral, psicólogo e assistente social.

Quem recebe o atendimento na unidade, elogiada pela limpeza e organização, reconhece o empenho da equipe. A aposentada Raimunda das Graças é usuária do centro de saúde há vários anos. “É aqui que eu acompanho minha saúde e de toda a família. Confio, porque todas as vezes que precisei, sempre fui muito bem atendida”, disse a usuária.

C.S. Barreiro

O Centro de Saúde Barreiro conta com 18,4 mil pessoas cadastradas. A maior parte dos usuários vem dos bairros do entorno, como Santa Margarida, Diamante, Conjunto Átila de Paiva, Teixeira Dias e outras comunidades do Barreiro de Baixo.

Os parlamentares destacaram as instalações da unidade, que é bastante ampla. Para atendimento, os usuários contam com cinco equipes do Programa Saúde da Família, duas equipes de saúde bucal, além de equipe de apoio composta por psicólogo, pediatra, ginecologista, enfermeiro e assistente social. Gerente do C.S. Barreiro, Wederson Gonçalves acredita que a estrutura da unidade e a equipe sólida possibilitam o melhor atendimento aos usuários.

O vereador Hélio da Farmácia elogiou a estratégia adotada pelo gestor do equipamento, que disponibiliza funcionários do setor administrativo para atender na linha frente e direcionar os usuários de acordo com a demanda de cada um. No entanto, o parlamentar alertou sobre a necessidade de manutenção em alguns espaços da unidade, como pinturas e reparos em infiltrações, principalmente no consultório de pediatria e na sala de eletrocardiograma.

Encaminhamentos

De acordo com Juliano Lopes, será elaborado um relatório com apontamentos acerca da atual situação de funcionamento das unidades de saúde visitadas. O objetivo é identificar os pontos críticos e contribuir para a solução dos problemas percebidos, em diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde e com a PBH.