AUDIÊNCIA PÚBLICA

Eliminação dos cobradores em linhas de ônibus preocupa parlamentares

Tema será debatido na próxima terça-feira (29/8), a partir das 19h, no Plenário Camil Caram

sexta-feira, 25 Agosto, 2017 - 17:45

Foto: Portal PBH

Realidade já consolidada nas linhas de ônibus suplementares, a ausência dos agentes de bordo, chamados popularmente de cobradores ou trocadores, tem sido implementada também nas linhas principais. A medida reduz as despesas das empresas concessionárias do transporte coletivo na cidade, mas não estaria sendo refletida na tarifa cobrada dos usuários ou na remuneração dos motoristas, sobrecarregados com a nova função de cobrança. Ainda, a dispensa desses trabalhadores estaria deixando muitas famílias sem a renda necessária para se manter. As denúncias foram levantadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, que realizará audiência pública para debater o tema, na próxima terça-feira (29/8), a partir das 19h, no Plenário Camil Caram.

Autor do requerimento para a visita, o vereador Catatau da Itatiaia (PSDC) explica que a intenção é avaliar a situação, estudando possíveis encaminhamentos, como o retorno desses profissionais aos seus postos ou mesmo o reaproveitamento em outras atividades. “Existe um verdadeiro caos instaurado nas famílias desses profissionais, em função do desemprego progressivo gerado pela eliminação da atividade em muitas linhas, com a simultânea sobrecarga dos motoristas”, alerta o parlamentar, entendendo que a circunstância ocasiona também a deficiência na prestação dos serviços, “além de unicamente contemplar o interesse capitalista dos empresários”, conclui.

Para subsidiar o debate, o vereador solicita à prefeitura e às empresas de transporte que apresentem as estatísticas relativas ao número de trabalhadores (cobradores/trocadores) empregados e desempregados nos últimos 12 meses, assim como o número de linhas e passageiros e o faturamento de cada uma das empresas que atuam sem os referidos profissionais, acompanhados de um planejamento para o setor.

Foram convidados para a audiência, a secretária municipal de Assuntos Urbanos, Maria Caldas; o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A.(BHTrans), Célio Bouzada, e o presidente do Sindicato de Transporte de Passageiros (Sindpass), Luiz Carlos Gontijo.