AUDIÊNCIA EXTERNA

Comissão especial discutirá políticas públicas para juventude negra

Debate será no Centro de Referência da Juventude e deve subsidiar relatório com propostas para redução de homicídios e violências

sexta-feira, 25 Agosto, 2017 - 18:15

Foto: Reprodução/ahbrancodaumtempo.tumblr.com

Estudos acadêmicos apresentados pela médica pesquisadora Rejane Ferreira dos Reis (UFMG) apontam o racismo como elemento determinante para os altos índices de mortalidade entre os adolescentes negros e indicam a necessidade de planejamento de políticas voltadas à segurança e à saúde. De acordo com a pesquisa, dados de 2010 revelam que a taxa de homicídios entre jovens negros foi de 55,5 a cada 100 mil habitantes, enquanto a de jovens brancos foi de 15,9 por 100 mil. A reflexão será retomada em audiência pública da Comissão Especial de Estudo - Homicídios de Jovens Negros e Pobres, a ser realizada na próxima segunda-feira (28/8), a partir das 15h, no Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, região central da cidade).

Presidente da comissão, o vereador Arnaldo Godoy (PT) explica que esta será a última audiência promovida pelo colegiado, antes dos seminários de Política Pública Cidadã, em setembro, e de Políticas Públicas de Juventude, em outubro, a serem realizados na Câmara Municipal de Belo Horizonte. “Todos estes eventos servirão de subsídio para o relatório final que a comissão apresentará em novembro, com recomendações de políticas públicas para reduzir as ocorrências de homicídios e violência contra os jovens negros e pobres de BH”, afirma o parlamentar.

Foram convidados para o debate os secretários municipais de Segurança Urbana e Patrimonial, Cláudio Beato; de Saúde, Jackson Pinto; e de Políticas Sociais, Maíra Colares, assim como a médica pesquisadora Rejane Ferreira dos Reis (UFMG), a coordenadora do Observatório da Juventude/UFMG, Juliana Batista Reis, e as representantes do Observatório de Saúde Urbana, Maria Angélica de Salles e Waleska Caiafa.

Tema: