Fechamento de companhias da PM na Região Noroeste preocupa comunidade

Proposta do governo estadual prevê substituição de unidades por bases móveis; temor é que medida enfraqueça segurança

terça-feira, 4 Julho, 2017 - 17:15
Imagem lateral de veículos das polícia milirtar (bases móveis)

Foto: André Gustavo Stumpf/ Licença Creative Commons

As mudanças nas estratégias da Polícia Militar para garantir a segurança pública em Belo Horizonte serão tema de audiência pública nesta quarta-feira (5/7). Promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, a reunião vai ocorrer às 18h30, no Plenário Helvécio Arantes e pretende discutir os impactos do fechamento da 9º e da 21º Companhias da Polícia Militar, ambas situadas na Regional Noroeste de BH. O requerimento para a atividade foi apresentado pelos vereadores Gabriel (PHS), Orlei (PTdoB) e Osvaldo Lopes (PHS).

Os vereadores temem que a medida enfraqueça as políticas de segurança na Capital. A perspectiva é que as unidades desativadas sejam substituídas por bases móveis que fariam ações preventivas e o policiamento ostensivo da comunidade.

Segundo o vereador Orlei, além das duas companhias da Região Noroeste, outras nove poderiam deixar de funcionar na cidade. “A criação das bases móveis é positiva, mas não justifica a desativação das companhias, que são referências para a população. A criminalidade preocupa todo mundo e medidas como essas precisam ser melhor debatidas”, avaliou o parlamentar.

Foram convidados para audiência pública, entre outros, representantes da Polícia Militar de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, além de associações de moradores e movimentos sociais.