INSEGURANÇA

Comissão vai requerer requalificação de escadaria no Jardim São José

População se queixa da estrutura precária, presença de mato, lixo e usuários de drogas, gerando insegurança para os transeuntes

sexta-feira, 21 Julho, 2017 - 19:45
Vereador Rafael Martins, representantes da prefeitura e moradores percorrem escadaria no Jardim São José, no dia 21 de julho

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Entre o final da Rua Antônio Preto, no Bairro Inconfidência, e a Rua da Ressurreição, no Jardim São José, na divisa das Regiões Noroeste e Pampulha, moradores e trabalhadores precisam vencer uma alta escadaria de cerca de 80 metros, cercada de mato, lixo e com iluminação precária. Rota importante para os principais corredores de trânsito, pontos de ônibus e centros de saúde, a escada serve de atalho e evita que os transeuntes tenham de dar uma longa volta. Para verificar a situação, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizou nesta sexta (21/7) uma visita técnica ao local e anunciou que irá solicitar a requalificação do acesso.

Morador da região, o presidente da comissão, vereador Rafael Martins (PMDB), percorreu a escadaria de cima a baixo, onde pôde constatar todos os problemas apontados. A situação precária e os riscos para os transeuntes preocupam a comunidade, que reivindica intervenções urgentes do poder público no local. De acordo com os relatos e denúncias, a insegurança é constante para as pessoas que precisam utilizar a escadaria, especialmente na parte da noite, devido à iluminação deficiente; os três postes localizados no trajeto possuem lâmpadas fracas e parcialmente encobertas por ramos de árvores.

Demanda antiga

Além disso, foram constatados a existência de mato alto, acúmulo de lixo e animais peçonhentos nas laterais da escada, piso escorregadio e ausência de corrimões. Em um longo trecho, a escada é margeada por uma cerca de arame farpado, que impede o apoio e expõe os passantes a arranhões. O líder comunitário Manoel Messias Matias, que reside no bairro há 58 anos, conta que o problema existe desde o início da urbanização da área e que já foram feitas diversas reclamações e solicitações na regional e na prefeitura, sem obter sucesso. De acordo com o morador Walter Costa, além da falta de corrimão, idosos e mulheres de todas as idades têm medo de passar pelo local à noite, já que o chamado “Beco do Zezinho”  serve de esconderijo para ladrões e usuários de drogas.

Acompanhando a visita técnica, a Sra. Neusa Fonseca, que representa os moradores da parte baixa da região, próxima ao Anel Rodoviário, expôs as dificuldades sofridas por quem precisa chegar à parte alta, em especial os mais velhos, mães com carrinhos ou crianças de colo e pessoas com dificuldades de locomoção. Segundo ela, uma outra escadaria próxima dessa, que dá acesso a uma praça recentemente revitalizada pelos próprios moradores, onde existe uma Academia da Cidade, encontra-se em situação ainda mais precária, sem nenhuma iluminação e esgoto a céu aberto correndo ao lado. Anotando a denúncia, o vereador se comprometeu a verificar o local em breve.

Representantes da prefeitura

Convidados pela comissão para acompanhar a visita, no intuito de trazer o problema à pauta e conscientizar a nova administração municipal da necessidade de medidas urgentes, acompanharam a visita técnica representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Oscar Augusto; da Divisão de Manutenção de Próprios da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Rodolfo Ferreira Cota; da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Osvaldo Machado; e a coordenadora da Administração Regional Pampulha, Neusa Fonseca. Os servidores foram unânimes em reconhecer a precariedade da situação e se comprometeram a encaminhar a reivindicação às respectivas chefias, disponibilizando-se a cooperar com os esforços da comunidade.

Requalificação e manutenção

Rafael Martins, que afirmou já ter levado a questão diversas vezes à prefeitura, anunciou o encaminhamento de novos ofícios aos ógãos competentes, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais, solicitandoa recuperação do piso e degraus, implantação de corrimões e barras de apoio em toda a extensão da escadaria, capina e limpeza emergencial e periódica e melhoria da iluminação. O parlamentar comunicou ainda sua participação em uma reunião na Copasa na próxima semana, na qual pretende mencionar o problema do vazamento de esgoto na outra escadaria citada pelos líderes comunitários, além da apresentação de requerimento para uma visita técnica ao local.

[flickr-photoset:id=72157683915267193,size=s]