BAIRRO BETÂNIA

Comissão propõe melhoria da sinalização e nova faixa de acesso para veículos

Foi sugerida, ainda, a construção de uma trincheira, para facilitar a fluidez do trânsito, e a intensificação da fiscalização

quarta-feira, 26 Julho, 2017 - 16:45
Vereador Irlan Melo e representantes da BHTrans, em visita técnica a vias do Bairro Betânia, para averiguar problemas relativos ao trânsito e à sinalização

Rafa Aguiar / CMBH

Após reclamações da comunidade quanto ao trânsito nas Ruas Úrsula Paulino, Augusto José dos Santos e Via 210, no Bairro Betânia, Região Oeste da capital, e realização de audiência pública para discutir o tema, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou visita técnica ao local, nesta quarta-feira (26/7). Foram constatados problemas como árvores que impedem a visibilidade de placas de sinalização, má fluidez do trânsito e estacionamento de veículos em local proibido. Quanto às propostas apresentadas pela comissão relativas a sinalização e fiscalização, a BHTrans informou que é possível implementá-las. Já sugestões referentes à fluidez do trânsito, como construção de uma trincheira e abertura de uma faixa livre para motoristas, afirmou que dependem de anuência da prefeitura.

Morador da região e requerente da visita, o vereador Irlan Melo (PR) destacou que tanto comerciantes quanto moradores reclamam do engarrafamento do trânsito nas Ruas Úrsula Paulino, Augusto José dos Santos e Via 210, principalmente no horário de pico. Diante do problema, foi sugerida pelo vereador a construção de uma trincheira, para que motoristas que seguem pelo Anel Rodoviário possam acessar com mais rapidez a Via do Minério, considerando que, atualmente, têm que percorrer um longo trajeto para que consigam fazer o retorno. Também averiguou-se que a utilização da Rua Úrsula Paulino e não da Via 210, como saída para o Centro, provoca congestionamento no trânsito da região.

Na Rua Augusto José dos Santos, na intercessão com Rua Úrsula Paulino, foi proposto que uma área invadida, pertencente à prefeitura, fosse utilizada para a abertura de uma faixa livre à direita, a fim de facilitar o acesso de veículos ao Bairro Buritis e à Avenida Raja Gabaglia e dar mais fluidez ao trânsito.

Sinalização e fiscalização

Quanto ao problema de árvores que encobrem as placas de sinalização na Rua Úrsula Paulino, a BHTrans disse que providenciará a poda e a instalação de um poste com indicação dos Bairros Betânia, Barreiro e Centro. Outro problema observado é que a sinalização deveria, também, ser antecipada, para que os motoristas não sejam surpreendidos. Constatou-se, ainda, que os motoristas estacionam em local proibido e que, por isso, é necessário intensificar a fiscalização.

Devido à falta de linhas de transporte coletivo que possam interligar o Bairro Betânia à Via do Minério, e o Barreiro ao Betânia, o vereador Irlan Melo propôs a disponibilização de transporte suplementar para os moradores da região.

Crescimento urbano

Conforme explicou o analista de Transporte de Trânsito da BHTrans/Regional Oeste, José Renato Oliveira, o Bairro Betânia vem crescendo a cada dia e recebendo muitos condomínios, contudo, e o sistema viário é o mesmo há vários anos. Assim, à medida em que esses empreendimentos vêm surgindo, em função do licenciamento, a BHTrans tem solicitado aos responsáveis que busquem minimizar os impactos causados. Entretanto, o empreendedor é obrigado a realizar essas compensações somente conforme o porte do investimento imobiliário. Como o bairro ainda possui áreas verdes e lotes vagos, e casas antigas vêm se transformando, gradativamente, em grandes condomínios, isso vem acarretando problemas ao trânsito.

Outra questão apontada por Oliveira é que, hoje, o Bairro Betânia é uma ligação do Anel Rodoviário com o Bairro Buritis, recebendo um tráfego de passagem muito intenso, com limitações viárias, como ruas descontinuadas e dificuldade de transposição com a Avenida Tereza Cristina.

De acordo com o especialista, a BHTrans trabalha para facilitar a fluidez do trânsito, com o atual sistema, por meio de fiscalização, remoção e rotas. “Quanto à questão da sinalização, a BHTrans pode implementar as melhorias demandadas. Já no que se refere à construção de trincheira e de uma faixa livre, à direita, na Rua José Augusto dos Santos, a BHTrans depende de anuência da prefeitura”, informou.

Conforme reiterou o gerente da BHTrans da Regional Barreiro e Oeste, Anderson Santos Leal, na Via 210, a empresa irá reforçar a sinalização indicativa nos sentidos Centro, Tereza Cristina e Betânia. Também será solicitada à Regional a poda de árvore na Rua Úrsula Paulino, para melhoria da visibilidade; e nas Ruas Úrsula Paulino e Augusto José dos Santos, será reforçada a fiscalização, com o apoio de agentes da Polícia Militar.

Ao final da visita, o vereador Irlan Melo ressaltou que a comissão fará os encaminhamentos formais da visita junto à BHTrans e à prefeitura, para que as intervenções sugeridas sejam implementadas. “Nosso papel é, além de fiscalizar, propor soluções para os problemas da cidade e do bairro, que hoje foram identificados”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional