Ampliação e modernização da iluminação pública pode melhorar segurança

Entregue a empresa por meio de licitação, iluminação pública pode abrir caminho para revitalizar áreas degradadas

segunda-feira, 15 Maio, 2017 - 19:30

Foto: Celso Santa Rosa / Portal PBH

A cidade tem diversas áreas com iluminação pública deficiente, o que gera sensação de insegurança, especialmente em horários de movimento reduzido. Com a previsão de início neste ano dos serviços de modernização, ampliação e eficientização energética da rede, é preciso discutir a possibilidade de se ampliar o nível de iluminação das áreas onde o serviço ainda é precário. O debate sobre o tema acontecerá nesta quarta-feira (17/5), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, por requerimento do vereador Mateus Simões (Novo).

No ano passado, a PBH contratou, através de edital de concorrência pública, uma empresa para prestar os serviços de iluminação no município. O esperado, de acordo com o gabinete do vereador Mateus Simões, é que três anos após assinatura da ordem de serviço para início das atividades, o que deve acontecer em meados deste ano, todas as lâmpadas da capital sejam de led. O objetivo do parlamentar, ao solicitar a audiência, é que o Executivo use a oportunidade de contratação da empresa para eliminar as deficiências de iluminação de Belo Horizonte.

O parlamentar também salienta a necessidade da população e de seus representantes acompanharem o atendimento aos objetivos gerais da administração pública e às disposições do contrato de concessão administrativa, tendo em vista não apenas a importância do serviço, bem como os elevados valores que serão empenhados na iluminação pública: um montante superior a R$1 bilhão nos próximos 20 anos

São esperados na audiência representante da Guarda Municipal; da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento e Gestão; da empresa BH Iluminação Pública S.A., vencedora da concorrência pública para o setor em Belo Horizonte; e do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro-MG).