Câmara Mirim

Nesta terça, eleição nas escolas para escolher vereadores mirins

Os candidatos já fizeram campanha nas escolas participantes e serão eleitos pelos colegas em urnas oficiais do TRE

segunda-feira, 10 Abril, 2017 - 18:45

Foto: Divulgação CMBH

Alunos de onze escolas públicas vão votar para eleger os 45 vereadores mirins de 2017, nesta terça-feira (11/4), de 7h30 às 16h30. Eles ainda estão no ensino fundamental, mas já vão ter a primeira experiência com uma urna eletrônica oficial, com direito a foto e nome dos candidatos. A atividade faz parte do Câmara Mirim, desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Secretaria Municipal de Educação e o Centro Pedagógico da UFMG.

O presidente da Câmara de BH, vereador Henrique Braga (PSDB), e representantes das instituições parceiras vão acompanhar a votação na Escola Municipal Padre Edeimar Massote, situada na Rua Eneida, 1.485, no Bairro Coqueiros, a partir das 10h.

Depois de eleitos, os estudantes passam a se reunir uma vez por mês, na Câmara Municipal de BH, onde aprendem sobre processo legislativo, desenvolvem habilidades de oratória e trabalho em equipe, discutem problemas das comunidades e formulam propostas para solucioná-los.

Ao final do projeto, os vereadores mirins discutem e votam as propostas, em sessão plenária. As matérias aprovadas são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las para tramitação regular no Legislativo Municipal.