AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão convida a cidade a fazer um balanço do Carnaval 2017

Atuação da Polícia Militar, diálogo da prefeitura com os blocos de rua e patrocínio de empresa privada estão entre as pautas

segunda-feira, 20 Março, 2017 - 18:45
Foliões em bloco de rua

Foto: Luiza Guedes/ Portal PBH

Reunindo centenas de blocos de rua, em todas as regiões da cidade, o carnaval de Belo Horizonte tem atraído cada vez mais foliões e, em 2017, recebeu mais de dois milhões de pessoas, alcançando adesão recorde. Diante das grandes dimensões alcançadas pela festa e da importância do evento para a cidade, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará audiência pública para fazer um balanço junto à prefeitura. O debate está previsto para o dia 22/3 (quarta-feira), às 18h, no Plenário Helvécio Arantes.

“É importante ampliar o diálogo com a cidade e seguir em uma construção conjunta dessa festa popular que é de rua, é de luta, é de todas e de todos”, afirma a vereadora Cida Falabella (Psol), coautora do requerimento para a audiência, junto ao vereador Gilson Reis (PCdoB).

De acordo com os parlamentares, a proposta é discutir a transparência dos recursos investidos na festa, o uso do espaço público, o diálogo do poder público com os blocos de rua e agremiações carnavalescas, o patrocínio do carnaval por empresas privadas e a relação do poder público com os ambulantes. Ainda, os vereadores destacam a necessidade de debater também a atuação da Polícia Militar e da Guarda Municipal no decorrer dos eventos e os diversos casos de abusos e violências sofridas pelas mulheres, pela população negra e por diversos blocos.

Foram convidados para a audiência representantes do poder público municipal, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, dos vendedores ambulantes, dos blocos de rua, das escolas de samba e dos blocos caricatos que participam da festa.