ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Preto Sacolão representará o colegiado na Participação Popular

Retomados os trabalhos, a comissão apreciou 11 PLs. Entre os temas, videomonitoramento de viaturas

quarta-feira, 11 Fevereiro, 2015 - 00:00
Comissão de Administração Pública aprovou indicação de Preto Sacolão para Participação Popular. Foto: Mila Milowski/CMBH

Retomando suas atividades após a definição dos novos membros e de sua presidência, a Comissão de Administração Pública aprovou, em reunião ordinária na quarta-feira (11/2), a indicação do vereador Reinaldo Preto Sacolão (PMDB) como representante do colegiado na Comissão de Participação Popular. Para suplente, foi definido o vereador Heleno (PHS). Dos 11 projetos de lei em pauta, nove receberam pareceres favoráveis. Entre os temas, instalação de câmeras para monitoramento de viaturas da Guarda Municipal.

“Eu já fiz parte da Comissão de Participação Popular em outro mandato. Sei que é um espaço de maior contato com a sociedade. Temos ali a oportunidade de ouvir a população, especialmente as crianças”, destacou Preto Sacolão. O vereador lembrou o programa Câmara Mirim, que recebe jovens estudantes com idades entre 12 e 14 anos, permitindo a simulação das diferentes etapas do processo legislativo. Atuando como vereadores mirins, as crianças apresentam e votam propostas de projetos de lei, que podem tramitar na Casa por meio da comissão de Participação Popular.

Em pauta

Entre os projetos apreciados durante a reunião, recebeu parecer favorável o PL 1284/14, de autoria do Bispo Fernando Luiz, que obriga a Prefeitura a instalar câmeras de vídeo e sistema de áudio nas viaturas da Guarda Municipal destinadas a atender as áreas de segurança pública e Defesa Civil.

Relator do projeto na comissão, Juliano Lopes (SD) referendou a iniciativa, entendendo que seria “uma forma de monitorar a atuação do agente de segurança pública”. O parlamentar explica que a medida poderia trazer mais clareza ao procedimento adotado pelo agente durante as ocorrências, oferecendo segurança e transparência ao cidadão.

Confira o resultado completo da reunião.

Participaram da reunião os vereadores Bruno Miranda (PDT), Reinaldo Preto Sacolão, Juliano Lopes, Juninho Paim (PT) e Heleno.