TRANSPORTE PÚBLICO

Câmara discutiu melhorias para o transporte público no Granja de Freitas

Moradores pediram aumento das linhas de ônibus disponíveis

quinta-feira, 21 Novembro, 2013 - 00:00
Câmara discutiu melhorias para o transporte público no Granja de Freitas

Câmara discutiu melhorias para o transporte público no Granja de Freitas

Moradores e lideranças do Bairro Granja de Freitas IV, na região Leste da capital, compareceram à Câmara Municipal de Belo Horizonte para cobrar melhorias no serviço de ônibus coletivo que atende a comunidade. Eles participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, na última quarta (20/11). Dentre as reivindicações estão o aumento do número de linhas, mudanças no itinerário, além da diminuição do tempo de espera dos passageiros. A reunião foi requerida pele vereador Professor Wendel (PSB).

Atualmente, o Granja de Freitas IV é atendido por apenas uma linha de ônibus, a 9032, da Companhia São Geraldo. Segundo moradores, o principal problema é que os veículos não circulam na parte alta do bairro, o que obriga as pessoas a caminharem mais de 10 minutos para chegar em casa. A situação seria mais problemática para idosos, cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Lideranças criticaram ainda o quadro de horários reduzido da linha, que agrava o problema da lotação dos veículos.

Respostas

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) afirmou que a partir de 30 de outubro, o quadro de horários da linha 9032 foi refeito, o que aumentou de 26 para 36 o número de viagens realizadas ao dia. Além disso, segundo Sindicato, a empresa responsável estaria realizando estudos para adequar o itinerário às demandas dos usuários. Na mesma lógica, a BHTrans informou que está discutindo com a empresa soluções para o problema de transporte no bairro.   

Encaminhamentos

Requerente da audiência, o vereador Professor Wendell cobrou agilidade no atendimento às demandas dos moradores, que ele classificou como  urgentes. Ele pediu o aumento do número de viagens e a diminuição do tempo de espera dos usuários. Além disso, defendeu a criação de uma linha suplementar e a adoção de medidas concretas e rápidas para levar os ônibus aos pontos mais altos do bairro.

O parlamentar criou ainda uma comissão, que contará com moradores do bairro, para monitorar o andamento dos estudos e das medidas desenvolvidas pela BHTrans e pelo SetraBH no intuito de atender às demandas da população.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional