Legado esportivo e social para as cidades-sede da Copa em debate
Objetivo é garantir formação esportiva gratuita e de qualidade

Sociedade civil quer aproveitamento de espaços públicos para formação esportiva e inclusão social
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realiza audiência pública nesta quarta-feira (14/8), às 9h, no Plenário Amynthas de Barros, para discutir o plano de ação desenvolvido pelo Projeto Cidades da Copa do Mundo de 2014, elaborado pela sociedade civil e entidades públicas e privadas, entre elas o Instituto de Esporte e Educação, da ex-atleta do vôlei, Ana Moser. O objetivo é sugerir ações que garantam o acesso ao esporte gratuito e qualificado no Município. A reunião foi solicitada pelo vereador Pelé do Vôlei (PT do B).
Conforme avalia Pelé do Vôlei, os Jogos Pan Americanos, no Rio de Janeiro, em 2007, caracterizam o não cumprimento desse legado, deixando lacunas como a não utilização posterior da Vila Olímpica, por exemplo, para a formação esportiva e social de jovens e crianças. Assim, a audiência tem por finalidade propor encaminhamentos e contribuir para a efetivação das ações sugeridas no plano.
Foram convidados representantes da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa, Comitê Executivo Municipal da Copa de Belo Horizonte, Secretarias de Estado e Adjunta de Esportes e da Juventude, Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Adjunta de Lazer da PBH.
Diretrizes
A Secretaria Municipal de Esportes realizou duas reuniões para discutir o tema. Na primeira, foi apresentado o Projeto Cidades da Copa, patrocinado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Num segundo momento, foram apresentados diagnósticos da cidade, incluindo infraestrutura para receber esses eventos, utilização dessa estrutura posteriormente e melhor aproveitamento dos espaços públicos já existentes, para a formação esportiva e inclusão social.
A partir do diagnóstico realizado, foi montado um plano de ação, com apresentação de dados, como número de quadras de esporte e estrutura das escolas da capital para a prática esportiva.
Superintendência de Comunicação Institucional