Plenário

Parlamentares debatem mobilidade urbana e atuação da CLJ

Apresentação do relatório de atividades e do plano de metas do governo também estiveram em foco

quinta-feira, 2 Maio, 2013 - 00:00
Reunião Plenária

Reunião Plenária

Na tarde de quinta-feira (2/5) tiveram início as reuniões plenárias do mês de maio, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Durante o tradicional “pinga-fogo”, em que os parlamentares tomam a palavra para discutir temas relevantes para a cidade, estiveram em pauta questões ligadas à mobilidade urbana, à atuação da Comissão de Legislação e Justiça e à fiscalização do poder Executivo.

De acordo com o vereador Edson Moreira (PTN), o trânsito e a mobilidade urbana são, hoje, problemas importantes em BH. Segundo ele, as ruas estariam mal sinalizadas e as numerosas obras atrapalhariam o fluxo de veículo e de cidadãos. Além disso, no entendimento do parlamentar, os serviços oferecidos pelo metrô estariam distante do ideal: a lotação frequente, sobretudo nos horários de pico, dificultam o dia a dia dos usuários, que encontram problemas para exercer com dignidade seu direito de ir e vir. Diante desse quadro, para Moreira, é importante que o poder público discuta e articule medidas capazes de resolver o problema, de forma a melhor atender as demandas da população.  

Atuação da CLJ

Marcelo Álvaro Antônio (PRP) rebateu informações divulgadas na imprensa, segundo as quais a Comissão de Legislação e Justiça, colegiado presidido pelo parlamentar, estaria travando a votação de projetos na Câmara Municipal, em função de uma suposta lentidão na apreciação das matérias. Segundo o vereador, as informações não são verdadeiras, já que a CLJ respeitou todos os prazos que deveria ter cumprido. Além disso, de acordo com ele, a comissão chegou a avaliar mais de 30 projetos por semana. Desde fevereiro, 232 proposições receberam parecer, quantidade superior ao verificado em anos anteriores.

Prestação de contas

Os parlamentares repercutiram ainda a visita do prefeito Márcio Lacerda à Câmara Municipal, na última terça (30/4). Na oportunidade, o chefe do Executivo apresentou relatório das ações desenvolvidas em 2012 e do programa de metas e resultados para a gestão 2013-2016, contendo ações estratégicas, diretrizes e indicadores de desempenho do governo.

Arnaldo Godoy (PT) e Henrique Braga (PSDB) criticaram o fato de a reunião ter ocorrido apenas com a Mesa Diretora e não em plenário, o que garantiria uma maior participação dos cidadãos e dos vereadores. Na mesma perspectiva, Gilson Reis (PCdoB) cobrou maior publicidade na prestação de contas e na divulgação do plano de metas do Executivo municipal; Pedro Patrus (PT) apontou a necessidade de se realizar audiências públicas para discutir os temas.  

Assista a reunião na íntegra

Superintendência de Comunicação Institucional