ENSINO SUPERIOR

Cefet-MG quer se transformar em universidade técnica

Proposta é apoiada por Frente Parlamentar na Câmara Municipal

segunda-feira, 20 Maio, 2013 - 00:00
Cefet-MG quer se transformar em Universidade Técnica

A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, na tarde de segunda-feira (20/5), ato solene para lançamento da Frente Parlamentar pela transformação do Cefet-MG em universidade tecnológica. A frente é composta pelos vereadores Ronaldo Gontijo (PPS), Gilson Reis (PCdoB), Adriano Ventura (PT) e Professor Wendel (PSB). Além dos vereadores, deputados estaduais e federais manifestaram apoio à causa, em reunião que contou com forte adesão de alunos da instituição, no plenário Amynthas de Barros.

Para o vereador Ronaldo Gontijo, o Cefet-MG oferece uma educação de excelência e presta serviços importantes ao Estado, no enfrentamento da exclusão e no estímulo ao desenvolvimento tecnológico. Para ele, a transformação da instituição em universidade tecnológica ampliará as fontes de financiamento disponíveis, o que permitirá novos investimentos em infraestrutura e na qualidade do ensino.

Os parlamentares Adriano Ventura, Professor Wendel e Gilson Reis também defenderam a criação da nova universidade. Para Reis, a mudança propiciaria maior investimento em tecnologia, o que é fundamental para garantir a autonomia do país e para aumentar sua competividade no cenário internacional.

Mão-de-obra qualificada

O diretor do Cefet-MG, Márcio Basílio, lembrou que o crescimento econômico do Brasil nos últimos anos foi acompanhado por forte carência de mão de obra em diversas áreas, sobretudo naquelas que requerem formação técnica. De acordo com ele, existem no país apenas seis engenheiros para cada mil habitantes, quantidade três vezes menor do que a ideal.

Diante desse cenário, o investimento em educação, em pesquisa de ponta e em tecnologia seria um ingrediente importante para o desenvolvimento do país. Para Carlos Alexandrino, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a criação da Universidade Tecnológica Federal de Minas Gerias representaria um esforço nessa direção. Além disso, seria apenas o reconhecimento formal da excelência do Cefet-MG que, na prática, já apresenta estrutura compatível com a das universidades.

O Cefet-MG oferece atualmente cursos de nível médio, de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Segundo informações da instituição, os requisitos legais para tornar-se universidade já são cumpridos. Entre eles, a existência de grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e de programas de iniciação científica, além da presença de mestres e doutores em seu corpo docente.

Encaminhamentos

No fim da reunião, os vereadores membros da Frente Parlamentar convocaram os presentes a assinar lista que vai colher assinaturas em favor da transformação do status do Cefet-MG. A deputada federal Margarida Salomão (PT) sinalizou ainda a possibilidade de discutir o tema em audiência pública em Brasilia. O deputado estadual Bosco manifestou interesse em fazer o mesmo, em cidades do interior de Minas.