TRANSPORTE

Audiência pública discute ponte no Ribeiro de Abreu

segunda-feira, 24 Maio, 2010 - 21:00
Audiência pública discute ponte no Ribeiro de AbreuMoradores do bairro Ribeiro de Abreu compareceram em grande número à audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário para discutir a estrutura precária da ponte que dá acesso ao Ribeiro e outros cinco bairros da região. A audiência, realizada no dia 25 de maio, no Plenário Amynthas de Barros, debateu a construção de uma nova ponte, mais larga e segura para os pedestres.

A ponte atual, que liga a MG-20 à rua Antônio Ribeiro de Abreu – principal entrada do bairro –, só permite a passagem de um veículo e, segundo moradores, o risco de acidentes no local é enorme, já que não há semáforo nem faixa de pedestre. Há também o risco de inundação em época de chuvas.

Ao final da reunião, o vereador Preto do Sacolão (PMDB), que presidiu a reunião, acatou sugestão do secretário de Administração da regional Norte, Cláudio Vilela, para que se faça gestão para que as empresas que investirão na Região do Isidoro (que é muito próxima ao Ribeiro de Abreu e teve sua operação urbana aprovada junto do PL 820/2009) arquem com a execução da obra da ponte, o que funcionaria como uma medida compensatória ambiental.

Falta de recursos

O diretor operacional da Sudecap, Roger Veloso, informou que “no presente momento” a PBH não tem como viabilizar uma nova obra no local por falta de verbas. Veloso afirmou, contudo, que estudos já realizados indicam que a rua São Judas Tadeu é preferencial para a construção de uma nova ponte. Segundo ele, a obra teria custo superior a 40 milhões de reais, uma vez que seria necessário reestruturar o trânsito local e evitar o problema das enchentes.

O presidente do conselho comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA), Itamar de Paula Santos, destacou que, há mais de 30 anos, os moradores do local tentam melhorar a situação do bairro. Ele classificou como “falta de vontade do poder público” o fato de não se resolver o problema.

Projetos de Lei

Durante a reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário do dia 25 de maio de 2010, foram aprovados os pareceres favoráveis a quatro projetos de leis, todos eles em 1º turno. São eles: PL 844/09 e 969/10, ambos de autoria do corregedor da Casa, vereador João Oscar (PRP); e 1057/10 e 1058/10, todos de autoria do vereador Pablo César ‘Pablito’ (PTC).

Presenças

Estiveram presentes à reunião, os parlamentares Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), presidente da Comissão; Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL); Antônio Torres ‘Gunda’ (PSL); Edinho Ribeiro (PTdoB); e Reinaldo ‘Preto Sacolão’. Também compareceram os seguintes convidados: o diretor operacional e engenheiro da Sudecap, Roger Veloso e Charles Almeida, respectivamente; o presidente do COMUPRA, Itamar de Paula Santos; o Secretário de Administração da Regional Norte, Cláudio José Vilela; o presidente da Associação dos Moradores do Belmonte, Ricardo de Souza; a ex-vereadora e moradora da região, Ana Pascoal; além de vários moradores do bairro e suas imediações.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).