TRANSPORTE

Comissão solicita pedido de estudos para implantação de VLT

Comissão solicita pedido de estudos para implantação de VLT A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário reuniu-se no dia 1º de dezembro, no Plenário Helvécio Arantes, e aprovou dois requerimentos.

segunda-feira, 30 Novembro, 2009 - 22:00

O primeiro requerimento aprovado foi o 2870/09, de autoria do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), solicitando que seja encaminhado à presidência da BHTrans o pedido de estudos de demanda e oferta por serviço de transporte coletivo ao longo do trecho compreendido como Ramal Águas Claras da via ferroviária, a partir do BH Shopping, na região Centro-Sul, até o Via Shopping, na região do Barreiro, com vistas à viabilidade de aproveitamento da infraestrutura instalada para implantação de linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), como alternativa econômica para transporte de passageiros no município.

VLT

O VLT é uma espécie de trem (elétrico ou a diesel) urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infraestrutura são mais "leves" que os utilizados em sistemas de metropolitano (metrô) ou de ferrovias (trem) de longo curso.

No Brasil, o primeiro sistema de Veículos Leves sobre Trilhos foi o VLT de Campinas,  atualmente desativado. O Metrô do Cariri é o mais novo sistema e foi recentemente inaugurado. Também pretendem implantar o sistema algumas capitais nordestinas, tais como Natal, Salvador, João Pessoa e Maceió, além de Brasília, São Paulo e as cidades do ABC paulista.

Audiência pública

Durante a reunião também foi aprovado o requerimento 2869/09, de autoria do vereador Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL), solicitando a realização de audiência pública, no dia 22 de dezembro, para discutir a situação jurídica da BHTRANS e a situação dos funcionários da empresa, tendo em vista as possíveis demissões e a possibilidade de alternativas de incorporação dos mesmos ao quadro de funcionários da Prefeitura. A reunião ocorrerá às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Estiveram presentes à reunião os parlamentares Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), presidente da Comissão; Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL) e Moamed Rachid (PDT).

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).