ESPORTE

Audiência discute a instalação de pistas de skate na capital

Audiência discute a instalação de pistas de skate na capital Discutir as práticas do skate em Belo Horizonte e as possibilidades de instalação de novas pistas para os adeptos do esporte na capital foi o objetivo da audiência pública realizada no dia 8 de junho pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
segunda-feira, 8 Junho, 2009 - 21:00
Audiência discute a instalação de pistas de skate na capital Discutir as práticas do skate em Belo Horizonte e as possibilidades de instalação de novas pistas para os adeptos do esporte na capital foi o objetivo da audiência pública realizada no dia 8 de junho pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A reunião solicitada pelo vereador Fred Costa (PHS) aconteceu, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.
“O esporte, além de ser um exercício saudável para jovens e crianças, é um instrumento para afastá-los de condutas maléficas e perniciosas existentes na sociedade”, disse Fred Costa, destacando o aumento considerável da prática de skate no município.
De acordo com o diretor de Planejamento e Monitoramento da Fundação de Parques Municipais (FPM), Jorge Martins Espeschit, pesquisas indicam o incremento da prática do skate em Belo Horizonte, não apenas visando ao lazer, mas também o lado profissional. O diretor da FPM também destacou que Prefeitura de Belo Horizonte possui uma série de iniciativas que visam à ampliação dos espaços para a prática esportiva.
Espeschit citou a inauguração de pista de skate no Parque Mangabeiras, que possui 800 metros quadrados. “O projeto foi elaborado com a participação da Associação dos Skatistas”.
Espeschit também informou que será construída outra pista no Parque Guilherme Lage, um investimento de aproximadamente R$150 mil. Segundo o diretor da FMP, a pista de skate localizada na Vila Pinho, também recebeu investimentos de aproximadamente R$60 mil. 
“É necessário ampliar esses espaços, pois, além de fornecer entretenimento, a implantação dessas pistas serve para normatizar o uso de outros equipamentos em praças e parques. Se não existe a pista adequada, a prática de skate é realizada em locais e em equipamentos não apropriados”, ressaltou Espeschit.

Segundo o gerente de Manutenção da Regional Centro-Sul, Oscar Augusto Durval Silva, já existe um projeto arquitetônico para a Praça República do Líbano, que prevê a instalação de playground, mas que não contempla a pista de skate. “Pode ser estudada a possibilidade de a pista ser instalada no parque da Barragem Santa Lúcia”, sugeriu.

Oscar Augusto Durval Silva informou que a Secretaria Municipal de Administração Regional Centro-Sul, a Fundação de Parques Municipais, com cooperação de entidades interessadas, irão promover um estudo sobre a viabilidade para apontar o local mais apropriado para a instalação de uma nova pista de skate. “A Praça JK, Praça República do Líbano e Parque da Barragem Santa Lúcia são algumas das áreas sugeridas. Mas caso o estudo indique que os três locais sejam inviáveis para esse objetivo, serão avaliadas outras áreas”, acrescentou.

Estiveram presentes à reunião os vereadores Luís Tibé (PT do B), Henrique Braga (PSDB), Iran Barbosa (PMDB), Paulo Lamac (PT); a secretária municipal Adjunta de Regulação Urbana, Gina Beatriz Rende;o representante do diretor-presidente da BHTRANS, Ramon Victor César; o secretário de Administração Regional Municipal Centro-Sul, Fernando Viana Cabral; o profissional de Marketing Just The Way Sports, Eduardo Ponce; o administrador Rodrigo Ferraz Martins; o empresário Aníbal Bravin, o skatista profissional Cleiber Alessandro Silva, entre outras autoridades. 

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).