SANEAMENTO

Totó Teixeira visita Córrego da Mata

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Totó Teixeira (PR) realizou, na manhã de quarta-feira, dia 30, uma visita técnica ao Córrego da Mata, no bairro Tirol, região do Barreiro. No início de abril, o ribeirão transbordou e a água chegou a invadir algumas casas. A vistoria contou com a presença do secretário da Administração Regional Municipal Barreiro, Marco Flávio Mendes Figueiredo.

terça-feira, 29 Abril, 2008 - 21:00

Segundo Marcos Maia, morador da avenida Sanitária há 10 anos, a última enxurrada quase arrastou um carro para dentro do ribeirão. Ele acrescentou que alguns donos de imóveis invadidos pela enchente tiveram móveis e eletrodomésticos danificados. “Quando chove, não se sabe o que é rua e o que é córrego”, disse. Maia acrescentou que, no período de chuva, a água desce do bairro Jatobá, a toda velocidade, obrigando os moradores a ficar trancados em suas casas.
O morador também demonstrou preocupação quanto ao risco de saúde da comunidade. “Já perdi dois cachorros com leptospirose, e, por isso, nem deixo mais água e ração no chão”, comentou. Ele informou, ainda, que o nível de água nas casas chega a atingir um metro, mesmo com pouca chuva.
Maia disse, também, que realiza constantemente a vigilância ambiental. A população fez um abaixo-assinado, que relata os objetos jogados no córrego, como lixo, troncos de árvore, garrafas e sofás. O documento foi encaminhado à Regional Barreiro, para que as devidas providências sejam tomadas.
Totó Teixeira visita Córrego da Mata Na opinião do vereador Totó Teixeira, apesar da existência de dois coletores, um de cada lado do córrego, o esgoto clandestino provoca trágicas conseqüências como assoreamento do ribeirão e enchentes. “Falta conscientização das pessoas que jogam plástico, sacolas e pneus no local”, alertou. O parlamentar acrescentou que solicitará uma vistoria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), para detectar a origem do lançamento indevido de esgoto na rede fluvial.
O secretário da Regional Barreiro comentou que um dos maiores problemas no local é o assoreamento. “Iremos providenciar a limpeza do córrego para melhorar a vazão de água, tanto da parte montante quanto da jusante”, esclareceu. De acordo com ele, as chuvas atípicas também provocam inundações.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1155/1216)